Leia os textos abaixo. Texto 1 Ser criança Ser criança é dançar a sua dança sem se importar se alguém está a olhar É comer e se lambuzar Brincar sem ter hora pra parar Querer tudo experimentar Pedir colo e ganhar Ser criança é descobrir o mundo a todo instante Olhar o outro sem desconfiança Ter aquele sorriso radiante É ter sempre aquele cheirinho bom É cantar sem se preocupar com o tom É perguntar, perguntar, perguntar E não ter medida para amar Texto 2 No Fim do Verão No fim do verão as crianças voltam, correm no molhe1, correm no vento. Tive medo que não voltassem. Porque as crianças às vezes não regressam. [...] Elas, frutos solares: laranjas romãs dióspiros2. Sumarentas no outono. A que vive dentro de mim também voltou; continua a correr nos meus dias. Sinto os seus olhos rirem; seus olhos pequenos brilhar como pregos cromados. Sinto os seus dedos cantar com a chuva. A criança voltou. Corre no vento. *Vocabulário: 1molhe: paredão que se constrói nos portos de mar em forma de cais. 2dióspiros: fruto produzido pelo diospireiro, de cor alaranjada e apreciado pela sua doçura. Fonte Texto 1: RODRIGUES, Talita. Ser criança. In: Só melhora. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020. Fonte Texto 2: ANDRADE, Eugênio. No Fim do Verão. In: O sal da língua. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020. Fragmento. (P090534I7_SUP) (P090548I7) No Texto 2, nos versos “Porque as crianças às vezes não/regressam. ”, o termo destacado foi usado para
(A) apontar consequência.
(B) indicar conclusão.
(C) marcar explicação.
(D) sugerir comparação.
Respostas
No trecho "Porque as crianças às vezes não/regressam", o "porque" foi usado para marcar uma explicação. Alternativa B.
Existem quatro formas de se utilizar os porquês, sendo que cada uma possui uma grafia e significados diferentes. O "porque" junto e sem acento é usado para justificar algo ao dar uma resposta, por exemplo, e pode ser substituído por “pois” sem que haja perda de sentido na frase.
No trecho, o "porque" se encarrega de explicar porque o eu lírico teve medo de que as crianças não voltassem, sendo a resposta "porque às vezes elas não voltam".
O termo no trecho foi utilizado para marcar o motivo pelo qual às vezes algumas crianças não voltam (item C).
O texto 1 "Ser criança" se trata de um poema no qual o eu lírico se expressa sobre o que é ser criança para ele. Podemos observar que as crianças, para eu lírico não possuem vergonha.
Além disso, as crianças possuem bastante inocência, pois dançam sem ligar para o que as outras pessoas irão pensar sobre elas.
Ser criança é uma dádiva, a de descobrir coisas novas o tempo inteiro.
No texto 2 também temos um poema, onde as crianças brincam na chuva e no sol, não importa o momento e o clima. É algo que faz parte da alma da criança.
mais em: brainly.com.br/tarefa/35131324