Respostas
Resposta:
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias (destaque para o combate ao arianismo). Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta
Olá
Religião na Alta Idade Média
Na Alta Idade Média já havia sido estruturada esta dicotomia presente no mundo até hoje: a rivalidade entre cristãos e muçulmanos. Isso porque, durante esse período, a Igreja consolidou-se como força política, econômica e religiosa, e o islamismo surgiu enquanto religião e deu início a sua expansão territorial por meio dos seguidores de Muhammad.
Na Alta Idade Média, a Europa presenciou o fortalecimento da Igreja Católica como uma instituição poderosa, e tudo isso começou nos tempos do Império Romano. Em 380, por meio do Édito de Tessalônica, o imperador romano Teodósio I determinou o catolicismo como religião oficial do Império Romano. Isso permitiu o cristianismo estabelecer-se como maior religião nas terras dominadas por Roma.
Usando do poder do Estado, essa religião perseguiu práticas religiosas tradicionais e pagãs, e, com isso, inúmeras regiões foram cristianizadas. Após o século V, a Igreja ocupou o vácuo de poder deixado pelos romanos quando o império caiu. Por isso que, durante a Idade Média, era frequente que as cidades fossem governadas por sacerdotes locais.
A Igreja soube associar-se com o poder secular dos novos reinos à medida que eles iam instalando-se. Isso só foi possível por conta dos grandes esforços realizados por ela para cristianizar os povos germânicos. À medida que eles eram cristianizados, a Igreja reforçava seu poder, ao mesmo tempo que lhes dava legitimidade.
A aliança do poder eclesiástico, representado pela Igreja, com o poder secular, representado pelos reis, garantiu o fortalecimento da Igreja, ao mesmo tempo que lhe garantia posses e riqueza. Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias (destaque para o combate ao arianismo).
Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta. Os muçulmanos acreditam que Muhammad recebeu uma revelação de Allah, fazendo com que ele iniciasse a pregação do islamismo a partir de 612.
Em 622, ele fugiu de sua cidade, Meca, porque passou a ser perseguido por suas pregações. Instalou-se em Medina e, de lá, liderou uma guerra contra Meca, cidade que ainda praticava a religião pagã existente na Península Arábica até então. Muhammad conseguiu conquistar Meca e toda a Península Arábica.
Depois de sua morte, os seguidores de Muhammad continuaram levando a mensagem de Allah e, por isso, conquistaram regiões no Oriente Médio, no norte da África e na Península Ibérica. Na Europa, os muçulmanos derrotaram os visigodos e só foram barrados pelos francos, durante a Batalha de Poitiers.
Espero ter ajudado
Bons estudos