Respostas
Resposta:
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional inicialmente instituído pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, ao qual a Venezuela * e a Bolívia aderiram em fases posteriores, esta última em processo de adesão.
O MERCOSUL é um processo aberto e dinâmico. Desde a sua criação teve
O principal objetivo é promover um espaço comum que gere oportunidades comerciais e de investimento através da integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional.
Como resultado, estabeleceu múltiplos acordos com países ou grupos de países, concedendo-lhes, em alguns casos, o status de Estados Associados - esta é a situação dos países sul-americanos. Participam das atividades e reuniões do bloco e têm preferências comerciais com os Estados Partes. O MERCOSUL também assinou acordos comerciais, políticos ou de cooperação com um diversificado número de nações e organizações nos cinco continentes.
Desde o seu início, o MERCOSUL promoveu os princípios da Democracia e do Desenvolvimento Econômico como pilares fundamentais da integração, promovendo a integração com o rosto humano. Em consonância com estes princípios, foram acrescentados diversos acordos em matéria migratória, laboral, cultural e social, entre tantos outros a destacar e que são da maior importância para os seus habitantes.