QUESTÕES
1. Qual foi a primeira colônia inglesa da América do Norte? Por que ela recebeu esse nome?
2. O que fez intensificar o processo colonizador inglês na América do Norte?
3. Comente o fato de a perseguição religiosa também ter impulsionado a colonização da América do Norte.
4. Como a moral puritana contribuiu para a prosperidade das colônias?
5. Fale sobre o papel dos Cercamentos na migração de ingleses para a América.
6. Comenta a situação dos povos indígenas norte-americanos com a chegada dos ingleses.
7. O que motivou as lutas pela independência das colônias?
Respostas
Resposta:
1. Por volta de 1607, Raleigh conseguiu constituir uma colônia na América do Norte: a Virgínia, nome dado em homenagem à rainha Elisabeth I, que era solteira.
2. A intensificação do processo colonizador se daria apenas na metade final do século XVII em decorrência das várias situações políticas e econômicas que ocorriam nas ilhas britânicas. ... Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.
3. A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos. A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.
4. A moral puritana lançou os valores fundamentais da cultura americana: a valorização do trabalho como caminho para a salvação, a fé individual, com a rejeição da centralização católica, a defesa da tolerância como forma de garantia do culto protestante e a defesa do enriquecimento, associado com o trabalho duro, como sinal da graça divina, de modo que não viam a riqueza como um pecado (não era o mesmo que ganância), mas como uma virtude cristã.
5. Leis de Cercamentos (Enclosure Acts) foram sendo editadas por sucessivos monarcas ingleses, mas que ganharam maior fôlego a partir de meados do século XVIII. Essa alteração consistiu em uma crescente ação de privatização de terras que eram de uso comum dos camponeses, através do cercamento desses locais realizado por poderosos senhores locais. A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados.
As terras comunais inseriam-se em uma tradição econômica de utilização comunitária que remontava à Idade Média, e sua privatização representava a ruptura das relações capitalistas com o antigo mundo feudal. O senhor feudal deixava, assim, de ser o detentor da posse de terras para se tornar o seu proprietário.
Os camponeses que utilizavam as terras de forma comunal e dela extraíam madeira, caça e outros produtos viram-se privados dessa fonte de recursos. A incapacidade de produção em seus pequenos lotes de terras obrigou esses camponeses a abandoná-las – sendo então apropriadas pelos grandes proprietários – e a tentar melhores condições de vida nas cidades. Dentre elas, destacavam Bristol, Birmingham, Manchester, Liverpool, Londres e Glasgow, que contavam com inúmeras fábricas. Os camponeses passavam a ser, dessa forma, assalariados nas cidades, contribuindo para a formação da classe operária na Grã-Bretanha.
6. Os indígenas que viviam na América não tinham defesa contra as doenças vindas da Europa. Com a chegada dos Ingleses, e o consequente contato entre os povos, grande parte da população indígena foi dizimada pelas epidemias.
- Não, nem todos os grupos de colonizadores investiam de maneira agressiva contra os índios. Todavia se aproveitavam da ocupação dos territórios indígenas assim como os grupos mais radicais.
- Uma das principais estratégias adotadas pelos indígenas para resistir à dominação inglesa, além dos ataques, eram as fugas para o interior do território.
-. A Espanha implantou em suas colonias o sistema de exploração, enquanto que a Inglaterra implantou o sistema de povoamento. Todavia ambas tiveram uma postura extremamente agressiva e dominadora a respeito da população nativa.
7.A independência dos Estados Unidos foi oficialmente declarada pelos colonos em 4 de julho de 1776. Esse movimento organizou-se principalmente por causa das tentativas inglesas de ampliar a exploração sobre a economia das treze colônias.
Explicação: