• Matéria: Biologia
  • Autor: nicollinatalli11
  • Perguntado 5 anos atrás

a) Qual a incidência do sarampo na sua região? Campinas

Respostas

respondido por: leticiasilva0042
11

Resposta:O Brasil não apresenta circulação endêmica do vírus do sarampo desde o ano 2000. Entre maio e junho de 2011, a Região Metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo, registrou três casos de sarampo. Foram descritos casos, as medidas de controle, a busca de possível fonte e de casos secundários. A caracterização genotípica do vírus identificou o genótipo D4, circulante no continente europeu. Não foram encontrados casos índice ou secundários. As medidas de controle efetuadas, aliadas à cobertura vacinal adequada da Região Metropolitana de Campinas contribuíram para que a transmissão da doença fosse interrompida.

Estima-se que a transmissão endêmica do sarampo no Brasil tenha sido interrompida em 2000, decorrente da intensificação das ações de vigilância e da cobertura vacinal elevada contra a doença. 4 Casos esporádicos foram registrados desde então, todos associados à importação do vírus. a O Estado de São Paulo registrou quatro casos entre 2000 e 2010. b

Os serviços de vigilância epidemiológica (SVE) dos municípios de Americana e Nova Odessa, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), identificaram três casos de sarampo entre 20 de maio e 1º de junho de 2011. Esses casos apresentaram histórico de deslocamento para os municípios vizinhos de Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré, na RMC, durante o período de transmissibilidade.

Uma equipe composta por técnicos do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) deslocou-se para a RMC. O objetivo deste estudo foi confirmar e descrever a ocorrência de um surto, investigar fonte(s) de infecção e possíveis casos secundários.

Explicação:

respondido por: ednetmello
0

A região metropolitana de Campinas -Sp fez um levantamento da incidência do sarampo na região, visto que, nos últimos anos, houve um aumento no surgimento da doença. Em 2020 foram registrados mai de 800 casos da doença, em 2021 foram confirmados 9 casos, e em 2022 até  o momento foram registrados dois casos na região metropolitana de São Paulo.

Esses registros servem de aletra para expor a importância da vacinação contra a doença. Visto que, com o reforço e divulgação das campanhas de vacinação, podemos observar uma queda no número de registros satisfatória.

Prevenção do sarampo

Sarampo é uma doença viral transmissível e extremamente contagiosa, principalmente em crianças. Sua transmissão é direta, ocorre de pessoa para pessoa através de secreções salivares. A única prevenção para a doença é a vacina.

Saiba mais sobre sarampo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/50919723

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares