• Matéria: Artes
  • Autor: mar9176
  • Perguntado 5 anos atrás

3 - De que forma e por quais características você idêntica as obras dos movimentos de vanguarda abaixo:


a) Fauvismo

b) Cubismo

c) Futurismo

d) Expressionismo

e) Dadaísmo

f) Surrealismo​

Respostas

respondido por: adriele1994617
1

a)Fauvismo: foi um movimento situado entre 1905 e 1907 que buscava uma arte de equilíbrio e serenidade, sem temas perturbadores ou deprimentes. Ganhou esse nome em derivação do francês les fauves, “as feras”, que foi a expressão atribuída a pintores que romperam com o cânone impressionista vigente na época e usavam em sua obra traços e cores violentas.

b) Cubismo: também surgiu no início do século XX, tendo como principal expoente o famoso pintor Pablo Picasso. A obra Les demoiselles d'Avignon, 1907 é o marco inicial dessa importante vanguarda.

c) Futurismo: surgiu em 1909 como movimento artístico e literário. Baseava-se na tecnologia que começava a surgir e negava a moral e o passado. O movimento era ativamente defendido tendo como seu primeiro manifesto o texto Les mots en liberté, que significava liberdade às palavras.

d) Expressionismo: surgiu na Alemanha no início do século XX, concomitante ao Fauvismo que se aflorou na França. Ambos foram responsáveis por abrir ao mundo as correntes vanguardistas. Tal qual o movimento francês, o expressionismo rompia com o impressionismo, defendendo que a arte deveria ter um papel intuitivo em que predominasse a visão e expressão do artista e não a mera impressão da realidade em que se resumia a arte no período anterior.

e) Dadaísmo: nasceu em 1916 em meio à Primeira Guerra Mundial. Criado por intelectuais contrários à grande guerra, e inclusive por desertores do serviço militar, nasceu no Cabaret Voltaire, em Zurique na Alemanha. Acredita-se que seu nome tenha sido dado ao acaso, já que naquele momento não havia preocupações lexicais.

f) Surrealismo: nasceu em Paris na década de 1920. Foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, negando o positivismo artístico e defendendo a importância do papel do inconsciente no processo de criação.

Perguntas similares