• Matéria: Geografia
  • Autor: luizotaviodossantoss
  • Perguntado 5 anos atrás

4- Como as guerras civis que acontecem no território africano são tão ruins para a sociedade, economia e politica
do continente?
alguém me ajuda pfvr!!! ​

Respostas

respondido por: luaraasilva
0

Resposta:

Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria.

Os  conflitos não afetam muito o mundo, mas sim a África. Um dos exemplos de conflito que houve lá, foi o de Ruanda, O motivo do massacre foi quando o presidente ruandês, Juvénal Habyarimana, um hutu,  foi morto, devido a um  atentado em seu avião, em 1994. Logo as lideranças hutus acusaram, mesmo sem provas, os tutsis pela morte do presidente, e no dia seguinte começou o genocídio em Ruanda.  

a rivalidade entre Hutus e Tutsis não surgiu quando o presidente foi morto, mas é claro que isso "fortaleceu" a rivalidade.  Mas sim, que essa rivalidade entre esses dois grupos de etnia diferentes foi formada  no período da colonização de Ruanda, feita pela Bélgica.

Durante o processo de colonização, os Tutsis foram basicamente escolhidos pelo poder colonial  para governar o país, mesmo eles sendo a minoria, ocupando em torno de somente 9% da população.  

Os Hutus, sendo a maioria, ocupando em torno de 90% da população, ficou excluído no meio do processo econômico. No entanto, os Hutus se revoltaram pois “perceberam” que havia privilégios aos Tutsis, por eles serem mais parecidos com os europeus, por conta dos traços de seus rostos finos, e a pele mais clara.  

E como mostrado no filme, essa separação étnica acabou tomando certa "proporções" na década de 1930, os Belgas passaram a exigir cartões de identidade, informando sua etnia, (se você era hutu ou tutsis).

Os hutus, obviamente não satisfeitos, com suas condições comparadas ao dos tutsis, acabaram assumindo o poder em 1961. Essa divisão e privilégios dados aos tutsis acabou formando uma certa rivalidade e dando o início da perseguição aos tutsis. A situação começou a piorar com a morte do presidente.  

Para finalizar, a minha opinião sobre o papel da ONU no genocídio poderia ter sido “melhor”. Para mim parece que a ONU estava perdida, sendo mal instruída antes e durante o genocídio.  

O mundo simplesmente cagou para o genocídio, enviando somente ALGUNS soldados para resolver, sendo que para eles a vida de um soldado BRANCO valia mais do que centenas de pessoas ali.

E parece que o mundo só que as riquezas que a África tem a oferecer.

o filme Hotel Ruanda, explica bastante sobre esse acontecimento. E no filme as pessoas negras, eram chamadas de baratas, pois o filme era baseado em fatos reais.

espero ter ajudado!!

Perguntas similares