• Matéria: História
  • Autor: marlalunapsi
  • Perguntado 5 anos atrás

Os condes ou duques, que constituíram a base de administração carolíngia, passaram a exercer o poder público em benefício próprio e criaram um mosaico de principados territoriais. [...] No século XI, cada principado se apresentava como uma espécie nebulosa de poderes, cujo núcleo central era constituído pelo antigo condado carolíngio, ao qual se anexaram condados periféricos. Certos principados se consolidaram pela conquista de seus príncipes e ampliaram os territórios e os direitos a eles concedidos pelos soberanos carolíngios na forma de “honrarias”. Outros se desagregaram por terem sido submetidos a forças centrífugas, pois esse mesmo poder público, o direito de suserania, ou seja, de ordenar, coagir e punir, passou a ser exercido num âmbito inferior, o dos senhores feudais.

GAUVARD, Claude. Surge o senhor dos tributos. São Paulo: Duetto Editorial, 2008.

Vocabulário:
mosaico: desenho que se faz pela reunião de pequenas peças coloridas de vidro, de pedra ou de outro material, assentadas com cimento para formar um desenho sobre alguma superfície, geralmente piso, parede ou teto.

O trecho destaca o contexto de formação do feudalismo na Europa Medieval. Esse processo foi marcado pelo(a)

A
crescente centralização política, uma vez que toda nobreza tinha como núcleo central o antigo condado carolíngio.

B
gradual descentralização do poder em função das invasões normandas e húngaras e pela dificuldade de comunicação entre as regiões.

C
fim das relações de suserania e vassalagem entre a nobreza, uma vez que o poder foi descentralizado e os feudos se tornaram unidades autônomas.

D
rápido enfraquecimento da Igreja católica em função do aumento de poder da nobreza, que via no Papa um obstáculo para o exercício de autoridade.

Respostas

respondido por: PIETROANDERSON3344
2

Resposta:

A

Explicação:

estou fazendo prova


Anônimo: e tava certo ???
Perguntas similares