• Matéria: Geografia
  • Autor: liviarm23
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo e observe o mapa com atenção.
A repartição da África, realizada de forma despótica, teve seu ápice quando da realização da Conferência de Berlim, que se iniciou em 1884 e durou até o ano subseqüente.
A Conferência contou com a participação de 15 países, 13 pertencentes à Europa e o restante advindo dos Estados Unidos e da Turquia. Apesar dos Estados Unidos não possuírem colônias no continente africano, era um poderio que se encontrava em fase de crescimento, visando assim a conquista de novos territórios. Na mesma situação se encontrava o país sede da Conferência, a Alemanha, que desejava também conquistar para si algumas colônias.
Vários temas foram abordados durante a Conferência, porém, o objetivo maior era a elaboração de um conjunto de regras que dispusessem sobre a conquista da África pelas potências coloniais da forma mais ordenada possível, mas que acabou resultando em uma divisão nada pacífica.


a) ANALISAR que mostra o mapa A? E o mapa B? (Análise)

b) A perpetuação dos conflitos internos na África é uma herança do colonialismo europeu? EXPLICAR sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: BiaPM23
2

Resposta:

O mapa A mostra as várias culturas e influências sofridas por cada povo africano. isso nos mostra a grande variedade de culturas ali presentes. o mapa B, mostra a divisão feita pelos europeus com a repartição pela Conferência de Berlim, e mostra territórios muito mais extensos que as culturas originalmente estadas ali. ou seja, ao invés deles repartirem de acordo com a cultura de cada povo, o que geralmente ocorre, já que a formação de um estado é por um território que possua mesma cultura e hábitos, não, os europeus repartiram a África entre si de forma a obter mais terras, sem se importar com como ficariam esses povos Unidos ou não.

b) Sim. Juntar esses povos diferentes em um mesmo país fez ocorrer várias diferenças/choques culturais que muitas vezes não agradavam parte B ou C da população, isso gera conflitos internos no país. exatamente porque esse povos tem hábitos diferentes que se chocam e separam as comunidades, estas que antes da formação dos países pelos europeus, não tinham que se misturar.

OBS: Os europeus sabiam disso, eles queriam separar para enfraquecer, se povos que sempre foram unidos permanecessem unidos, isso poderia gerar revoltas maiores que dificultaria o trabalhos deles, logo, isso era intencional.

Perguntas similares