Respostas
Resposta:Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional. ... Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional
Resposta:
É possível encontrar diversos órgãos e instituições que lidam com refugiados em nosso país, sejam eles governamentais ou privados.
Algumas delas:
CONARE
No Brasil, o principal órgão responsável pelo atendimento a refugiados é o CONARE – Comitê Nacional para Refugiados, vinculado ao Ministério da Justiça (governo federal). Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional. Se o refugiado estiver acompanhado de sua família, é possível requerer também o mesmo status a seu cônjuge, ascendentes, descendentes e outros membros de seu grupo familiar (economicamente dependentes). Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional.
Cáritas
A Cáritas é uma organização não-governamental com forte atuação no território brasileiro. Ela atua com o apoio da CNBB na busca por maior justiça em temas de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável solidário. Vários refugiados sírios que vieram ao Brasil foram auxiliados pela organização.
ACNUR
Apesar de ser uma agência da Organização das Nações Unidas, a ACNUR atua nos mais diversos cantos do globo. Seu objetivo é, além de alertar o mundo para a importância da causa dos refugiados, arrecadar fundos para refugiados em situação de risco. Por exemplo, é possível contribuir no site da ACNUR para a compra de remédios, itens básicos de alimentação, higiene pessoal vestuário e outros materiais de primeira necessidade.