Durante o encaixe de novos nucleotídeos é obedecido o emparelhamento T-A e C-G. A base nitrogenada timina se encaixa com que outra base? E a base citosina pareia com que base?
Respostas
Resposta:
Adenina (A) - também nomeada como 9H-purin-6-amine (nomenclatura IUPAC) e 6-aminopurine, essa base possui fórmula molecular C5H5N5 e compõem o DNA, (pareando-se com a tinina) e o RNA (pareando-se com a uracila)
Uma das funções da adenina é atuar no processo de respiração celular e fotossíntese. Ela faz isso nas formas de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotídeo flavina-adenina (FAD).
Guanina (G) - também nomeada como 2-amino-1H-purin-6(9H)-one (nomenclatura IUPAC), 2-amino-6-hydroxypurine e 2-aminohypoxanthine, essa substância apresenta fórmula molecular C5H5N5O e está presente tanto no DNA quanto no RNA, sempre ligada à citosina.
Citosina (C) - também nomeada como 4-aminopyrimidin-2(1H)-one (nomenclatura IUPAC) e 4-amino-1H-pyrimidine-2-one, essa base é cristalina, possui fórmula molecular C4H5N3O e se combina com a guanina tanto no DNA quanto no RNA.
Timina (T) - também nomeada como 5-methylpyrimidine-2,4(1H,3H)-dione (nomenclatura IUPAC) e 5-metil-uracil, essa base é composta por substâncias que dão origem a uma molécula em único anel. Sua fórmula molecular é C5H6N2O2.
A timina é encontrada apenas no DNA e se pareia com a adenina, sendo troca pela uracila no RNA. Essa pequena alteração previne mutações gênicas que podem ser fatais.
Uracila (U) - também nomeada como uracilo, pirimidino-2,4(1H,3H)-diona (nomenclatura IUPAC) e 2,4-diidroxipirimidina, essa base possui um anel simples e difere da timina pela ausência de um grupo metila. Sua fórmula molecular C4H4N2O2 e compõe par com a adenina no RNA.
Explicação: