• Matéria: História
  • Autor: giubenatto
  • Perguntado 5 anos atrás

“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo com que se há com eles, depende tê-los bons ou maus para o serviço”.

André João Antonil. Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas.
Belo Horizonte. Itatiaia, 1982. p. 89.

“A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos ou privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas”.

Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. Rio de janeiro.
José Olímpio editora, 1984. p. 119.

A partir do texto podemos identificar que a sociedade colonial brasileira,

escravizou sistematicamente os africanos e abandonou a escravidão indígena, porque o tráfico negreiro era lucrativo para a metrópole, enquanto a escravização de indígenas seria um negócio interno da elite colonial.

B
teve na escravidão e no patrimonialismo importantes pilares de uma sociedade hierarquizada, aristocrática e preconceito, em cuja escravidão esteve presente tanto no campo quanto na cidade.

C
foi evidentemente escravista e aristocrática e preconceituosa características que foram desaparecendo com o tempo na medida em que concessões sociais e jurídicas eliminaram essas heranças coloniais.

D
pode ser analisada por diversos aspectos, uma vez que os textos têm aspectos contraditórios entre si, pois a estrutura escravista em nada tem a ver com o caráter aristocrático da sociedade, ressaltado no segundo texto.

E
as Câmaras Municipais do período colonial eram a expressão de um poder local aristocrático, o que revela uma enorme autonomia da colônia em relação à metrópole, bem como a inexistência de um Pacto Colonial.

Respostas

respondido por: gostosolindovsf
10

Resposta:

B

teve na escravidão e no patrimonialismo importantes pilares de uma sociedade hierarquizada, aristocrática e preconceito, em cuja escravidão esteve presente tanto no campo quanto na cidade.

Explicação:

respondido por: tagliettimariana
2

A escravidão no Brasil foi algo muito recorrente a pessoas negras, índigenas, etc. Essas pessoas eram obrigadas a viver servindo os outros, podendo ser vendidos, trocados, como se fossem animais, desse modo, a letra B está correta.

Podemos dizer que a escravidão antigamente era um fator preponderante e que demonstrava poder aos que mantinham os escravos, esses detinham dinheiro e poder, geralmente os senhores de engenho.

Os escravos tinham sua liberdade e dignidade violadas, eram obrigados a viver em péssimas condições e não tinham nenhum direito.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/926571?source=archive

Anexos:
Perguntas similares