• Matéria: Pedagogia
  • Autor: andreiarrgomes
  • Perguntado 5 anos atrás

A Geografia como ciência teve a sua consolidação no final do século XIX e início do XX. Nesse período, já havia o sistema capitalista fundamentado pelos aspectos modernos da época, que potencializava e direcionava o dinamismo econômico e social das diferentes sociedades. Nesse período, as Universidades e as Sociedades Geográficas foram importantes, pois foi nesse momento que se tiveram contribuições tanto de geógrafos de Universidades europeias quanto de exploradores e naturalistas financiados pelas Sociedades Geográficas entre 1820 e 1870. As expedições financiadas pelas Sociedades Geográficas objetivavam cartografar algumas partes do mundo desconhecidas pela sociedade ocidental. Os aspectos geopolíticos da época tinham como princípio o domínio de países europeus ricos industrializados por novos territórios na África para que pudessem explorar seus recursos naturais, até então desconhecidos. Em 1870, a corrente geografia era caracterizada pela tradicional. Imagine que você precisa fazer o estágio de docência em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e o conteúdo da aula envolve países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No dia da aula, você ministra o conteúdo apenas com o material do livro didático disponível e os alunos estão ainda em dúvida sobre o tema e querem mais esclarecimentos sobre por que existem países ricos e pobres no mundo. Você, como professor, pensou em produzir algo visual com seus alunos para solucionar essa dúvida. Proponha essa dinâmica.

Respostas

respondido por: annamagber
6

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

É possível produzir um mapa temático junto com os alunos sobre a divisão do continente africano, apresentando a partilha do continente aos alunos, e, a partir dele, abordar o imperialismo do século XIX. Explicar que as informações no mapa a ser produzido são dos países divididos por cores e tratam das espacialidades conforme os interesses dos países colonialistas presentes, na época, no continente africano, a saber: Inglaterra, França, Portugal, Holanda, Espanha e Bélgica.

É possível usar também as informações do mapa dos recursos ou riquezas desses países na África, colocando as informações no mapa e mencionando o conceito de região e suas diversidades no continente africano. Vale lembrar que o conceito de região era central na corrente histórica do pensamento geográfico. Além disso, é importante esclarecer que o contexto histórico da partilha da África e o processo de dominação pelas potências europeias sobre as nações africanas dominadas resultaram até os dias atuais nas desigualdades entre países no que tange aos aspectos econômicos, políticos e culturais. Ainda é possível fazer um comparativo de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os países da Inglaterra, França e Bélgica com os países de Marrocos, Argélia, Níger, Chade, Madagáscar e Congo.

Explicação:

respondido por: EdileneMadeira
3

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Você pode propor a confecção de um mapa colaborativo com os alunos. Para isso, divida a turma em 3 grupos, onde o primeiro grupo fica responsável por fazer um mosaico com quatro folhas de cartolinas e pelo desenho do mapa-múndi, dividindo por continentes.

Em seguida, outro grupo poderá colorir o mapa conforme a característica econômica principal do continente (desenvolvido e subdesenvolvido).

Por fim, um terceiro grupo de alunos poderá colar sobre cada continente seus principais recursos ou riquezas (atuais ou históricas). Por exemplo, América do Sul, ouro, prata, florestas, alta disponibilidade de água, entre outros).

Ao final, você poderá fazer uma reflexão com os alunos, de o porquê determinados continentes possuem ou possuíram vastos recursos e riquezas, e mesmo assim são considerados subdesenvolvidos.

Explicação:

Perguntas similares