Cile OS OSSOS que formam a sutura coronal.
5. Cite os ossos que formam a sutura sagital.
6. Cite os ossos que formam a sutura lambdoide.
7. Cite as 2 forames de cada fossa craniana.
8. Cite os ossos que formam a fossa craniana anterior, média e pos
9. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
10. Qual dos ossos não pertence ao neurocrânio?
a) Esfenóide; b) Mandíbula; c) Etmóide; d) Frontal; e) Parietal
11. Que ossos fazem parte da constituição do septo nasal?
12. Dentre os ossos abaixo, aquele que não participa na formação
a) Osso frontal; b) Osso zigomático; c) Osso palatino; d) Mandi
e) Osso esfenoide
13. Cite por onde passa cada par de nervo craniano.
Respostas
Resposta:
Sutura coronal: Osso parietal - Osso frontal;
5) Sutura sagital: Osso parietal - Osso parietal;
6) Sutura lambdóide: Osso parietal - Osso occipital
7) Temporal: forame espinhoso; Occipital: forame magno; Etmoide: forame cego; Esfenoide: forame esfenopalatino
8) Os ossos que o compõe são: Frontal, Occipital, Esfenóide, Etmóide (ímpares)*, Parietal e Temporal (pares)*. A fossa anterior, também chamada de andar superior da base do crânio, é formada pelas lâminas orbitais do frontal, pela lâmina crivosa do etmóide e pelas asas menores e parte anterior do esfenóide.
9) Osso pneumático é um osso que, dotado de cavidades, possui pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, como por exemplo os ossos da face.
10) B - MANDÍBULA
11) O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas de poeira que poderiam ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.
12) D - OSSO PALATINO
13) O 1.º nervo craniano é um nervo aferente somático especial que inerva a mucosa olfatória (olfativa) na cavidade nasal.
O 2.º nervo craniano é um nervo aferente somático especial que inerva a retina do olho e traz informação visual ao cérebro.
O 3.° nervo craniano é um nervo eferente motor tanto somático quanto visceral. Isto quer dizer que ele tem dois núcleos e contém dois tipos de fibras eferentes. Como seu nome sugere, o nervo oculomotor é o principal nervo motor que inerva o olho. Ele se origina do mesencéfalo e deixa o crânio através da fissura orbital (orbitária) superior, para entrar na órbita, onde ele vai permitir a movimentação dos olhos, a constrição da pupila (miose) e a acomodação do cristalino.
O 4.° nervo craniano é um nervo motor somático geral. Ele se origina do mesencéfalo e entra na órbita através da fissura orbital (orbitária) superior.
O 5.° nervo craniano é um nervo misto, que contém tanto fibras viscerais especiais, quanto fibras somáticas gerais. Estas fibras se originam do tronco cerebral, formando o gânglio trigeminal, próximo ao ápice da parte petrosa do osso temporal. O nervo trigêmeo se divide em três ramos: nervo oftálmico (NC V1), nervo maxilar (NC V2) e nervo mandibular (NC V3). Cada um deles deixa o crânio por uma abertura diferente: o oftálmico sai através da fissura orbital (orbitária) superior, o maxilar através do forame (buraco) redondo e o mandibular se exterioriza através do forame (buraco) oval.
O 6.° nervo craniano é um nervo eferente somático geral, que inerva o músculo reto lateral (extraocular).
O 7.° nervo é um nervo multimodal, que contém tanto fibras gerais como especiais. Ele se origina do tronco encefálico como duas divisões separadas: uma raiz primária maior carregando fibras motoras e um nervo intermediário menor carregando fibras sensoriais e parassimpáticas. As duas divisões deixam a cavidade craniana através do meato acústico interno e depois seguem pelo canal facial. Aqui elas se juntam, formando o nervo facial propriamente dito, e juntas, deixam o crânio através do forame (buraco) estilomastoideo. Quando o nervo facial chega até a face, ele tem várias funções, como expressão facial, secreção de glândulas e sensação de tato.
O 8.° nervo craniano é um nervo aferente somático especial. Ele é formado de duas partes: o nervo vestibular e o nervo coclear. Eles fazem sinapse com seus respectivos núcleos no tronco encefálico.
O 9.° nervo craniano é outro nervo multimodal. Ele se origina do tronco encefálico e deixa o crânio através do forame (buraco) jugular
O 10.° nervo craniano também é um nervo multimodal, que se origina de múltiplos nervos no tronco encefálico e deixa o crânio através do forame (buraco) jugular. Ele é o nervo craniano mais longo e o único a deixar a região da cabeça e do pescoço. Ele vai até as cavidades torácica e abdominal, levando inervação parassimpática para os órgãos viscerais.
O 11.° nervo craniano é um nervo eferente que se origina do tronco encefálico e da medula espinhal. Ele sai do crânio através do forame (buraco) jugular e permite a fonação e movimentos da cabeça e dos ombros. Fibras sensoriais do plexo cervical se juntam ao nervo acessório para transmitir as sensações dos músculos por ele inervados. Então, quando você estiver confortável ao ganhar uma massagem nos seus ombros, agradeça ao seu plexo cervical por isto!
O 12° nervo craniano é um nervo eferente somático geral que se origina no tronco encefálico. Ele deixa o crânio através do forame (buraco) hipoglosso. Sua função é permitir os movimentos da língua.
Explicação: