1. Apesar de a Educação Inclusiva estar prevista em leis e propostas pedagógicas, nem sempre ela é realidade em nossas escolas. A falta de preparo, tanto de professores como das escolas, é o principal motivo. A flexibilização do espaço, tempo, conteúdo e recursos são imprescindíveis quando tem-se classes com alunos com necessidades especiais. Disserte sobre as estratégias que podem ser realizadas na flexibilização do conteúdo e dos recursos. ( * Máximo 4000 caracteres )
Respostas
A flexibilização dos conteúdos, na perspectiva da Educação Inclusiva, encontra-se alinhada a tendência das escolas em buscar maior efetividade no reconhecimento das necessidades e limitações das pessoas com necessidades especiais.
Para isso, deve ocorrer a flexibilização dos conteúdos, mas principalmente a quebra de algumas barreiras, como barreiras atitudinais, que prejudicam a personalidade e desejo de aprender destes estudantes.
Resposta: A legislação brasileira e uma das mais inovadoras do mundo quando se trata de educação inclusiva, mas apesar da legislacao abrangente, para que a EDUCAÇÃO INCLUSIVA possa avançar de fato e preciso uma estruturação da escola, não somente na estrutura física como criação de rampas, e etc. E preciso mais do isso é preciso uma estruturação dos profissionais da educação como professores e gestores, E necessário uma nova cultura de inclusão o professor deve levar em consideração as necessidades especiais desse alunos e elaborar a sua aula visando o sujeito o ser humano que esta ali, deve também ter uma equipe multidisciplinar para auxiliar e contar também com a participação da sociedade dentro da comunidade escolar
Explicação: