A independência do Brasil, cuja data oficial é 7 de setembro, constitui tema de profundas controvérsias. A hipótese mais expressiva é a de a independência estar no futuro, e não no passado. (Carlos G. Motta)
Identifique a alternativa que interpreta corretamente o texto.
a) Com a independência não houve uma ruptura com o passado, mantendo-se uma economia arcaica, a ausência de mudanças sociais significativas e o controle político nas mãos da elite agrária.
b) O período colonial foi superado pelas profundas alterações econômicas e sociais do país.
c) O subdesenvolvimento posterior não tem relações com a estrutura econômica e social arcaica mantida pós-independência.
d) As elites locais lideraram uma independência que, embora tivesse o caráter de arranjo político, alterou profundamente a ordem social da jovem nação.
Respostas
Resposta:
resposta a
Explicação:
talvez seja mas não seii
As principais controvérsias sobre a independência do Brasil é a respeito do modo que o país foi governado após esse processo, onde os moldes colonialistas permaneceram e o Brasil permaneceu sofrendo influências de portugueses. Portanto, a alternativa correta é a letra A).
Independência do Brasil
O movimento emancipatório brasileiro já começa contraditório pelo fato de ser liderado pelo filho do rei de Portugal, onde mesmo escolhendo governar o Brasil e liderar a sua independência, o imperador continuou atendendo os interesses lusos, sendo esse um dos principais fatores por sua impopularidade que resultou em sua abdicação em 1831.
A independência brasileira foi um movimento elitista que basicamente serviu para favorecer os interesses da aristocracia brasileira que era contra o processo de recolonização do Brasil. Onde após esse processo, o país permaneceu nos moldes colonialistas, sendo um país exportador e dependente de mão de obra escrava.
Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48146773
#SPJ2