• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jullycat1984
  • Perguntado 5 anos atrás

Em uma sociedade diversificada e com tantas desigualdades não equacionadas, os docentes brasileiros precisam de potente qualificação profissional. As Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2010) determinam, no artigo 10, que cabe ao Sistema Nacional Público de Formação de Professores estabelecer as devidas políticas e ações, pensando na formação inicial e continuada de docentes de Educação Básica da EJA, bem como para docentes do ensino regular “que atuam com adolescentes, cujas idades extrapolam a relação idade-série, desenvolvidas em estreita relação com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com as Universidades Públicas e com os sistemas de ensino”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 372.
Leia com atenção as afirmações a seguir, relacionadas à formação docente, aos marcos legais e à educação de jovens e adultos, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O 3º artigo da LDB define os princípios da educação nacional, expressando a importância da valorização docente da educação escolar.
II. ( ) Os artigos 67 e 13 da LDB focam nos exercícios profissionais docentes, sem tocar na garantia do padrão de qualidade.
III. ( ) O docente EJA precisa compor os saberes específicos de suas áreas de conhecimento, trazendo a perspectiva da complexidade.
IV. ( ) O FUNDEB anulou, no ato de sua instituição, os discernimentos para o apoio à valorização dos profissionais da educação.
V. ( ) Miguel Arroyo afirma que docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ser especialistas em adolescência e juventude.
V, F, V, F e V.
V, F, F, F e V.
V, V, V F e F.
F, V, V, V e F.
F, V, V, F e V.

Respostas

respondido por: adriana7635
7

Resposta:

V, F, V, F e V.

Explicação: o 3º artigo da LDB define os princípios da educação nacional, apregoando a importância da valorização do docente da educação escolar. Ainda no contexto da LDB, os artigos 67 e 13 enfocam nos exercícios profissionais docentes e na garantia do padrão de qualidade. O docente EJA carece de criar os saberes específicos de suas áreas de conhecimento, trazendo a perspectiva da complexidade. O grande especialista brasileiro em EJA, Miguel Arroyo, afiança que docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio necessitam transformar-se em especialistas em adolescência e juventude.

Perguntas similares