Ola boa noite alguém poderia me ajudar nessa lição
resumo sobre : Sistemas cardiacos e Endócrino ?
Respostas
Resposta:
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo.
As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais. A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento.
A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco. As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
O timo está situado entre os pulmões. Produz um hormônio que atua na defesa do organismo do recém-nascido contra infecções. As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação.
O pâncreas é uma glândula mista pois além de hormônios (insulina e o glucagon) produz também o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado e desempenha importante papel na digestão. As glândulas sexuais são os ovários e os testículos, que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente.
*espero que esteja melhor*
Resposta : sistema endócrino é uma rede de glândulas e órgãos que produzem, armazenam, e secretam hormônios. Os hormônios influenciam muitos aspectos do sistema cardiovascular que é formado pelo coração e vasos sanguíneos.Apesar dos hormônios terem um papel chave na manutenção da saúde cardiovascular, níveis elevados de alguns deles podem contribuir para doenças cardiovasculares.A insulina produzida pelo pâncreas é um hormônio que coloca o açúcar para dentro das células que o transforma em energia.Quando as células não ”abrem“ normalmente a entrada do açúcar, o pâncreas passa a produzir mais insulina na tentativa de melhorar esta captação. Este aumento na produção de insulina é chamado de resistência insulínica. Isto significa que, para manter o açúcar em valores normais (abaixo de 100mg/dl) o pâncreas precisa trabalhar mais, podendo chegar a exaustão. A falta de insulina faz a glicose aumentar no sangue. A hiperglicemia constante aumenta os triglicerídeos que juntamente com o colesterol passam a formar placas ateromatosas que podem se depositar nos vasos sanguíneos e no coração.