A jovem asteca chamada Malinche colaborou com os invasores espanhóis ao se tornar amante do seguinte conquistador espanhol:
a)Cristóvão Colombo
b)Francisco Pizarro
c)Hernán Cortés
d)Pedro Álvares Cabral
urgência, prfv
Respostas
Resposta:
É a c)
Malinche não era Azteca, mas sim Oxapelca, um povo Nauatle subordinado ao Império Azteca. Quando os Conquistadores chegaram ao continente onde encontrariam o misterioso Império Azteca (que, na época, era considerado mais uma lenda dos Tainos - habitantes das Caraíbas subordinados também aos Aztecas - , mais ou menos como a Atlântida), deram com os Oxapelcas, onde foram acolhidos e os trataram muito bem, vendo neles uma forma de terem independência novamente. Foi aí que Malinche, uma rapariga que tinha muita facilidade em aprender línguas, que aprendeu o Castelhano (os Conquistadores jamais conseguiram aprender o Nauatle) e tornou-se amante de Hermán Cortés, e, inclusive, tiveram um filho chamado Martin. Contou aos Conquistadores o desejo do seu povo de ser livre novamente, e de não ser usado mais como escravos para estudos científicos e sacrifícios aos Deuses (eram isto que os Aztecas faziam com os seus prisioneiros de guerra). É até por esta rapariga que chamamos Aztecas aos Aztecas, porque, na época, eles já não tinham esse nome. Segundo a lenda, chamavam-se Aztecas porque tinham vivido em Aztlán, uma cidade que até hoje não foi encontrada e terá sido destruída por um vulcão. O Deus-do-Sol (do qual não me lembro o nome), protetor dos Aztecas, terá salvo-os e levado para o Vale onde fundariam Tenochtitlán, a capital do futuro Império Azteca, que teria sido prometido por esse Deus numa profecia. Nessa altura, esse Deus terá alterado o nome dos Aztecas para Mexica, por não viveram mais em Aztlán e virem a fundar um território chamado México, segundo as lendas. Mas os outros povos Nauatles (nota: os Deuses dos sete povos Nauatle (Aztecas, Toltecas, Oxapelcas, Zacatecas, entre outros) eram os mesmos), furiosos por os seus Deuses protetores não lhes terem mudado o nome, o que seria uma grande honra, continuaram a chamar-lhes Aztecas.
Entretanto, Malinche terá levado os Conquistadores até Tenochtitlán. Pelo caminho, fizeram alianças com os outros povos conquistados pelos Aztecas, e, agora, teria de contar a história da Conquista de Tenochtitlán, que é muito grande e já foge à pergunta.
Malinche acabou por morrer numa batalha, mas Hermán Cortés tomou logo como amante a filha de Montezuma, último tatloani Azteca. A filha de Montezuma tornou-se amante em quem prendeu o próprio pai (e poderá até tê-lo morto, pois a morte de Montezuma ainda é um mistério) porque estava mais interessada em conhecer aquele povo novo, do que combatê-lo, e acreditar nas profecias de Montezuma. Acabou por aceitar uma oferta de Hermán Cortés, em que todos os seus descendentes teriam direito a uma pensão elevada vitalícia, o que ainda se mantém hoje, quer no México, quer em Espanha. Foi para Espanha, e casou com diversos Nobres Espanhóis. Mudou o seu nome Azteca para Isabel Moctezuma. Segundo Montezuma, a própria filha, tal como os Espanhóis, estavam a ser usados pelo Deus-do-Vento, que havia amaldiçoado os Aztecas quando estes conquistaram os Toltecas, seus protegidos, e prometera, numa data certa (que coincidiu com a chegada dos Conquistadores), com a forma de um homem branco, alto e com barba (a descrição de Hermán Cortés) voltar para os destruir. Este facto fez com que Montezuma ainda acreditasse mais nas lendas e profecias sobre o fim do Império.
Espero ter ajudado. Deu-me muito trabalho e tempo escrever esta resposta, explicando-te tudo. Não copiei nada de lado nenhum, tive em conta apenas o conhecimento que possuo, pois sou apaixonado pela cultura Azteca. Podes colocar um coração, estrelas, ou melhor resposta, por favor?
Resposta:
c
Explicação:
c