Pela pirâmide etária, é possível identificar a fase de transição demográfica em que um país se encontra e observar a estrutura etária dessa nação; dessa forma, é também possível fazer a análise de questões relacionadas a indicadores demográficos, socais e econômicos.
Pela observação da pirâmide da África do Sul, sua distribuição etária, suas características socioeconômicas e as respectivas causas e consequências, é possível afirmar que
A
encontra-se na segunda fase de transição demográfica, apresentando baixo crescimento vegetativo devido às elevadas taxas de natalidade e de mortalidade que marcam o país.
B
a taxa de fecundidade vem se elevando devido aos fortes incentivos à natalidade no início do século XXI, em função do evidente envelhecimento da população que se desenhava desde meados do século XX.
C
encontra-se na terceira fase de transição demográfica, com taxa de natalidade em queda e expectativa de vida elevada. É evidente o envelhecimento populacional e a redução da População Economicamente Ativa.
D
foi um país pouco afetado pela Aids. Diferentemente de outros do continente africano, na África do Sul a expectativa de vida não sofreu impactos da doença. Os indicadores sul-africanos estão no topo do continente.
E
a expectativa de vida está abaixo da encontrada em outros países de economia emergente. A situação se agrava quando observado o indicador para brancos e negros separadamente, demonstrando a enorme desigualdade entre esses grupos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
27
Resposta: Letra A
Explicação:
pois é caracterizada por uma população de jovem e elevadas taxas de natalidade. A expectativa média de vida, cerca de 64 anos porém a expectativa de vida média dos brancos é 16 anos superior a dos negros. Esses números refletem o elevado contingente de pessoas que morrem em decorrência da aids e ao acesso desigual da população a infraestrutura sanitária e hospitalar.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás