Leia o texto: "Nassau chegou em 1637 e partiu em 1644, deixando a marca do administrador. Seu período é o mais brilhante de presença estrangeira. Nassau renovou a administração (...) Foi relativamente tolerante com os católicos, permitindo-lhes o livre exercício do culto, como também com os judeus (depois dele não houve a mesma tolerância, nem com os católicos, nem com os judeus — fato estranhável, pois a Companhia das Índias contava muito com eles, como acionistas ou em postos eminentes). Pensou no povo, dando-lhe diversões, melhorando as condições do porto e do núcleo urbano (...), fazendo museus de arte, parques botânicos e zoológicos, observatórios astronômicos."
Esse texto se refere:
A)Às invasões francesas no litoral fluminense e à instalação de uma sociedade cosmopolita no Rio de Janeiro.
B)Ao domínio flamenco nas Antilhas e à criação de uma sociedade moderna, influenciada pelo Renascimento.
C)Ao estabelecimento dos sefardins, expulsos na Guerra de Reconquista Ibérica, nos Países Baixos e à fundação da Companhia das Índias Ocidentais.
D)À chegada e à instalação dos puritanos ingleses na Nova Inglaterra, em busca de liberdade religiosa.
E)À invasão holandesa no Brasil, no período de União Ibérica e à fundação da Nova Holanda no Nordeste açucareiro.
Respostas
respondido por:
9
Resposta: Letra E
À invasão holandesa no Brasil, no período de União Ibérica e à fundação da Nova Holanda no Nordeste açucareiro.
Explicação:
respondido por:
3
Resposta: Letra B
Explicação:
Maurício de Nassau foi o principal organizador da estrutura colonial holandesa no Nordeste brasileiro. Após o sucesso da invasão da capitania de Pernambuco, em 1630, os holandeses precisavam estabelecer um domínio eficaz sobre a região. A figura de Nassau foi decisiva nessa empreitada. A esse administrador coube a realização de medidas modernizadores que podem ser vistas ainda hoje em cidades como Recife e Olinda.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás