Leia o texto abaixo: “Entre os anos de 1789 e 1801 as autoridades de Lisboa viram-se diante de problemas sem precedentes.
De várias regiões da sua colônia americana chegavam notícias de desafeição ao Trono, o que era sobremaneira grave. A preocupante novidade residia no fato de que o objeto das manifestações de desagrado, frequentes desde os primeiros séculos da colonização, deslocava-se, nitidamente, de aspectos particulares de ações de governo para o plano mais geral da organização do Estado.”
In: JANCSÓ, István. A sedução da liberdade: cotidiano e contestação política no final do Século XVIII. In: SOUZA, Laura de Mello e. História da Vida Privada no Brasil; Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Sobre o processo de emancipação política da América de Colonização Portuguesa é CORRETO afirmar:
A) As lutas pela independência na América de Colonização Portuguesa não se iniciaram no final do século XVIII, pois tanto a Conjuração Mineira (1789), quanto a Conjuração Baiana (1798) não questionaram o domínio português no Brasil.
B) O Tratado de 1810 (Tratado de Navegação e Comércio) privilegiou com taxas diferenciadas os produtos manufaturados portugueses que desembarcavam no Brasil. Por isso, a economia brasileira tornou-se cada vez mais vinculada à economia portuguesa.
C) A Revolução Liberal do Porto de 1820 que pretendia estabelecer em Portugal uma monarquia constitucional foi liderada pela burguesia portuguesa que era favorável à autonomia política do Brasil em relação a Portugal. Neste sentido, a Revolução do Porto acabou favorecendo o processo de emancipação política do Brasil.
D) As transformações políticas e econômicas sofridas pelo Brasil, ao longo do período joanino, contribuíram para o processo de emancipação política do Brasil.
E) O retorno de D. João VI para Portugal em 1821 (fim do período joanino), acabou retardando a independência política do Brasil em relação a Portugal. Por isso, o sistema colonial português foi reforçado na América de Colonização Portuguesa.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:c
Explicação:
respondido por:
4
Resposta:
Opção C.
A Revolução Liberal do Porto de 1820 que pretendia estabelecer em Portugal uma monarquia constitucional foi liderada pela burguesia portuguesa que era favorável à autonomia política do Brasil em relação a Portugal. Neste sentido, a Revolução do Porto acabou favorecendo o processo de emancipação política do Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado...
gabrieladasilvaRo:
muito obrigado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás