a) Quais as possibilidades que você pensaria para substituir o metabissulfito de sódio?
b) Quais estudos deveriam ser conduzidos em relação ao uso racional de antioxidantes?
Respostas
Resposta:
A) O Metabissulfito de Sódio tem o aspecto pó, cristalino branco a ligeiramente amarelado, é amplamente empregado nas indústrias químicas como branqueador e agente anticloro, pois remove o excesso de cloro da água potável.
Resposta:
Conservantes e antioxidantes na produção e na estabilidade de medicamentos
Considerando a situação apresentada, as respostas esperadas são:
a) Entre as possibilidades, a pesquisa poderia investigar o uso racional dos antioxidantes butilhidroxianisol (BHA), butilhidroxitolueno (BHT), cisteína (CIS), galato de propila (GDP) e metabissulfito de sódio (MBS, em concentrações menores) em formulações de sinvastatina (comprimidos de sólidos orais). Lembrando que a molécula apresenta grupamentos susceptíveis a processos oxidativos e hidrolíticos. Fármacos sensíveis a processos oxidativos necessitam de estudos dos parâmetros de estabilidade, do isolamento, da caracterização e da quantificação de prováveis produtos de degradação.
b) A primeira abordagem poderia investigar a potencial toxicidade dos antioxidantes quando empregados isoladamente ou combinados, seja em doses reduzidas ou elevadas, utilizando a concentração mínima efetiva descrita na literatura. Um segundo foco de estudo deveria avaliar a redução ou a manutenção da eficácia dos antioxidantes quando empregados em concentrações muito reduzidas ou possíveis incompatibilidades em sua formulação. Vale lembrar que os processos de oxidação de matérias-primas, ativos e excipientes são uma das principais causas da redução da vida de prateleira dos produtos farmacêuticos. Portanto, o conhecimento e a compreensão dos mecanismos de reação, bem como as formas de seu controle, são de grande importância econômica para a indústria.
Explicação:
Padrão de resposta esperado