2. O jogo é utilizado como uma das principais ferramentas para a educação. Para que ele tenha sucesso na aprendizagem, o professor deve construir a sua prática, buscando ferramentas que o auxiliem, para que o aluno se sinta motivado, participando efetivamente da aula. Diante deste contexto, disserte sobre o jogo
Respostas
Resposta:
Assumir que cada contexto cria sua concepção de jogo não pode ser visto de modo simplista, como mera ação de nomear. Empregar um termo não é um ato solitário, mas subentende todo um grupo social que o compreende, fala e pensa da mesma forma. Considerar que o jogo tem um sentido dentro de um contexto significa a emissão de uma hipótese, a aplicação de uma experiência ou de uma categoria fornecida pela sociedade, veiculada pela língua enquanto instrumento de cultura dessa sociedade" (KISHIMOTO, 1994, p. 107-108). Diante do exposto, disserte sobre como o jogo pode atuar na vida da criança, no cotidiano escolar.
FONTE: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 22, p. 105-128, 1994.
Resposta:
Quanto ao jogo, é preciso compreender quais as funções e os efeitos que ele faz nas atividades humanas. Os jogos começaram a se destacar como função educativa. O jogo é considerado como harmônico tanto para o físico quanto para o espiritual, e de liberdade para o homem. O jogo tem grande importância para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor do ser humano, e lembrado como alternativa para solucionar os problemas da prática pedagógica. O jogo não tem uma definição, mas uma atividade ou uma ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço. Os jogos devem ser associados ao prazer e à alegria, um elemento da cultura humana. Infelizmente, os professores separam o momento do jogo com a realidade escolar, podendo envolver essa ferramenta no processo de aprendizado, com momentos de recreação.