a
6- - A Declaração Universal dos Direitos do Homem
de 1948 legaliza questões relacionadas à dignidade
humana. Após sua publicação, a legislação
influenciou elaboração de outras leis
constitucionais nas nações democráticas sobre o
assunto. Desta forma, sobre a legislação nacional
brasileira quanto ao trabalho infantil, assinale a
alternativa CORRETA :
a) É um auxílio financeiro permitido por lei par a
contribuir no sustento das famílias carentes no
país.
b) Permitido no país aos menores para aprender
um ofício, desde que acompanhado por seus
responsáveis.
c) Consiste na violação ou crime cometido contra
os Direitos Humanos em desacordo com a
legislação do país.
d) Constitui numa ação educadora, desde que não
atrapalhe o andamento dos estudos na escola
independentemente da idade.
Respostas
Resposta A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano. Foi estabelecida em 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), à época composta por 58 Estados-membros, entre eles o Brasil.
Marcados pelos horrores ocorridos na Segunda Guerra Mundial e com a intenção de construir um mundo sob novas bases ideológicas, os governantes de diversas das nações propuseram a Declaração Universal do Direitos Humanos em 1948.
A finalidade do documento, além de marcar um novo caminho em oposição ao conflito, foi de promover a organização de princípios uniformes sobre a paz e a democracia, bem como o fortalecimento dos Direitos Humanos. Vejamos a seguir o texto da declaração a partir de seus objetivos.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Objetivos:
“A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Artigo II
1 – Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2 – Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
Artigo III
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V
Explicação:leia para vc entender e a letra A
Resposta: Letra C
Explicação:
Consiste na violação ou crime cometido contra os Direitos Humanos em desacordo com a legislação do país.
AVA (Gab)
Confia que o pai tá o veneno hoje