(IFSC) Cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos já foram descritos pelos cientistas. Com a teoria da evolução procuramos explicar como todas essas espécies surgiram na Terra; como elas podem se transformar ao longo do tempo e originar outras espécies; a razão de suas semelhanças e diferenças; e por que os seres vivos possuem adaptações que os ajudam a sobreviver e a se reproduzir em seu ambiente. Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. Volume 3. São Paulo: Ática, 2013. Em relação à origem da vida e evolução, assinale a ALTERNATIVA INCORRETA.
Respostas
Resposta:
1De acordo com o fixismo, cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria sempre com as mesmas características.
02. A lei da transmissão dos caracteres adquiridos afirma que as alterações no corpo do organismo provocadas pelo seu uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
8Para Lamarck, por exemplo, antes de evoluírem, as girafas tinham o pescoço pequeno e, ao tentarem comer as folhas das árvores por diversas vezes, tinham que esticar essa parte do corpo. Esse movimento acabou alongando o pescoço dos primeiros animais dessa espécie e, assim, os descendentes passaram a nascer com pescoços maiores, mais próximos daqueles que se observam atualmente.
Resposta:
[...] não possuem organização celular e só
conseguem se reproduzir no interior de outras
células vivas, causando doenças no ser humano
e em outros seres vivos. [...] Fora das células,
são inertes, capazes até mesmo de cristalizar-
se, como alguns minerais.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia
Hoje, 12o edição v.2. São Paulo: Editora Ática,
2009.
A descrição acima faz referência a um tipo de
ser vivo causador de doenças, assinale a
alternativa que relaciona corretamente tal grupo
e uma doença causada por eles.
11
A) Vírus - Dengue.
B) Bactérias - Caxumba.
C) Vírus - Tétano.
D) Protozoário - Malária.
E) Bactérias - Tétano.
Explicação: