• Matéria: Português
  • Autor: madrelsa
  • Perguntado 9 anos atrás

)
"O ensino de Língua Portuguesa, pelo que se pode observar em suas práticas habituais, tende a tratar essa fala da e sobre a linguagem como se fosse um conteúdo em si, não como um meio para melhorar a qualidade da produção linguística. É o caso, por exemplo, da gramática que, ensinada de forma descontextualizada, tornou-se emblemática de um conteúdo estritamente escolar, do tipo que só serve para ir bem na prova e passar de ano — uma prática pedagógica que vai da metalíngua para a língua por meio de exemplificação, exercícios de reconhecimento e memorização de nomenclatura. Em função disso, tem-se discutido se há ou não necessidade de ensinar gramática. Mas essa é uma falsa questão: a questão verdadeira é para que e como ensiná-la."

(BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997.)

Com base em reflexões suscitadas pela passagem, o ensino tradicional da gramática, a partir de novas perspectivas, tem cedido lugar ao trabalho com:

Alternativas:

a)
a análise contextual.

b)
a análise cognitiva.

c)
a análise linguística.

d)
a análise discursiva.

2)
"A disciplina escolar gramatical não pode reduzir-se a uma atividade de encaixamento em moldes que dispensem as ocorrências naturais e ignorem zonas de imprecisão ou de oscilação, inerentes à natureza viva da língua."

(NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? 4. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 19.)

A abordagem da "natureza viva da língua", considerando suas manifestações reais, atrela-se à atividade de análise linguística, a qual tem, predominantemente, uma natureza:

Alternativas:

a)
partitiva.

b)
reflexiva.

c)
associativa.

d)
funcional.

3)
Observe as situações retratadas nos quadrinhos:



Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img//lingua-port.... Acesso em: 26 jul. 2015.

A afirmação de que a atitude dos alunos pode ser considerada um processo de análise linguística:

Alternativas:

a)
não se justifica, porque eles não conhecem os aspectos semânticos dos vocábulos apresentados.

b)
se justifica, porque eles mantêm a interação com a professora.

c)
se justifica, porque eles estão refletindo sobre os elementos linguísticos com os quais têm contato.

d)
não se justifica, porque eles se distanciam de um processo de alfabetização tradicional.

4)
Analise as afirmativas a seguir, com base nas distinções entre "atividades epilinguísticas" e "atividades metalinguísticas":

I) Atividades epilinguísticas e metalinguísticas não se relacionam com a prática da análise linguística.

II) Atividades metalinguísticas envolvem reflexão voltada para a descrição, a categorização ou a sistematização de elementos linguísticos.

III) Atividades epilinguísticas envolvem reflexão voltada para o uso de elementos linguísticos.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):

Alternativas:

a)
Apenas a afirmativa I.

b)
Apenas a afirmativa II.

c)
Apenas a afirmativa I e III.

d)
Apenas as afirmativas II e III.

5)
Observe a passagem:

"[...] quando um sujeito interage verbalmente com outro, o discurso se organiza a partir das finalidades e intenções do locutor, dos conhecimentos que acredita que o interlocutor possua sobre o assunto, do que supõe serem suas opiniões e convicções, simpatias e antipatias, da relação de afinidade e do grau de familiaridade que têm, da posição social e hierárquica que ocupam. Isso tudo determina as escolhas do gênero no qual o discurso se realizará, dos procedimentos de estruturação e da seleção de recursos lingüísticos."

(BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II. Brasília: MEC, 1998, p. 21.)

O texto permite reflexões sobre o trabalho com gêneros discursivos em sala de aula, durante o qual devem ser analisados alguns aspectos específicos. Assinale a alternativa que NÃO constitui um desses elementos de análise:

Alternativas:

a)
Grafia e idioma.

b)
Conteúdo temático e forma composicional.

c)
Marcas linguístico-enunciativas.

d)
Contexto de produção.

Respostas

respondido por: 88856240
32
preciso   das  respostas  desta avaliação   se  alguém  puder  fazer     o  favor  de  responder  eu   agradeço  desde  de  já


madrelsa: tabém preciso
madrelsa: Gente preciso da resposta.
88856240: também necessito e ficaria muito grata se pudessem responder
antonioemaricar: Resposta 1. Analise Linguística, 2.Reflexiva, 3.se justifica, porque eles estão refletindo sobre os elementos linguísticos com os quais têm contato. 4.Apenas as afirmativas II e III. 5. Grafia e Idioma.
Perguntas similares