Texto base:
Analise as afirmativas a seguir com relação ao senso comum e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O senso comum é o mesmo que conhecimento vulgar ou conhecimento empírico.
( ) Por ser construído nas vivências cotidianas, o senso comum não é reconhecido como um tipo de conhecimento.
( ) O senso comum não pode ser considerado como libertador, uma vez que não permite analisar criticamente uma situação ou ir além de sua aparência.
( ) Superar o senso comum significa libertar o indivíduo de respostas superficiais, dando-lhe a oportunidade de ter domínio sobre o que o cerca.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V, F, V, F.
b)
V, V, F, F.
c)
V, F, V, V.
Alternativa assinalada
d)
F, V, F, V.
Respostas
Resposta:
Sequência correta: V-F-V-V
Podemos chegar a tal sequência ao analisarmos cada afirmação e entendermos porque são verdadeiras ou porque são falsas. Pois bem começando pela primeira, ela é verdadeira porque o senso comum é, de fato, a mesma coisa que os termos apresentados. Vulgar significa popular ou pertencente à plebe e empírico significa que provém da observação.
A afirmação 2 está falsa porque este conhecimento é sim um tipo de conhecimento! Tanto é que o nome é conhecimento vulgar como vimos anteriormente, ele é superficial comparado com o científico mas não deixa de ser um conhecimento. A afirmativa 3 está correta porque o senso comum não favorece à crítica e portanto não liberta, ele apenas mostra algo superficial, dá respostas incompletas. A última afirmativa está correta também, como disse anteriormente, o senso comum nos dá respostas incompletas ou superficiais e para superar isso seria ter domínio de o que o cerca!
Explicação: