5-(UEL) O mosaico botânico brasileiro resulta da expansão e da retração de florestas, cerrados e caatingas, provocadas pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais durante os períodos glaciais. Com base nessas considerações, analise a tabela a seguir. BIOMA Temperatura média anual (°C) Pluviosidade média anual (mm) Solo Vegetação X 25 800 Possui nutrientes, porém sem capacidade de reter umidade Árvores e arbustos caducifólios e redução da superfície foliar Y 26 1200 Ácido, rico em alumínio Árvores com caules retorcidos, com cascas grossas e folhas coriáceas Z 28 2000 Pobre em minerais Árvores de grande porte com folhas largas e perenes e maior densidade no estrato arbustivo Com base na tabela, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a sequência dos biomas representados pelas letras X, Y e Z. a) Caatinga, cerrado e floresta. b) Caatinga, floresta e cerrado. c) Cerrado, caatinga e floresta. d) Floresta, caatinga e cerrado. e) Floresta, cerrado e caatinga.
Respostas
Bom dia!
A resposta correta é a letra a) Caatinga, cerrado e floresta.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Através das informações da tabela é possível identificar áreas do mosaico brasileiro que pertencem à "caatinga, cerrado e floresta" (alternativa a).
Perda de folhas para suportar época de poucas chuvas e solos férteis:
A vegetação da caatinga é caducifólia (perde suas folhas) porque como a região apresenta em algumas épocas do ano reduzida quantidade de água, as folhas caem para evitar a evapotranspiração (perda de água) que ocorre principalmente a partir das folhas.
Os solos da caatinga possuem maior riqueza mineral porque a menor presença de água resulta em menor dissolução de seus nutrientes.
Folhas adaptadas à período sem chuvas e solos com alumínio:
São características típicas das árvores do cerrado possuir troncos retorcidos devido à presença de acidez no solo, a casca grossa auxiliar na proteção devido às queimadas naturais e as folhas coriáceas são mais grossas e com a presença pelos para reduzir a evapotranspiração excessiva durante a estação seca.
A presença de alumínio no solo do cerrado está relacionada ao processo de laterização, que concentra minerais pouco solúveis em água, como o alumínio na superfície, formando uma crosta endurecida.
Folhas largas e solos muito empobrecidos devido às chuvas:
A descrição florestal que apresenta árvores com folhas largas, maior porte arbustivo e solos pobres em minerais, faz referência à Floresta Amazônica. Nesta região, a grande disponibilidade hídrica permite que algumas plantas possuam folhas grandes e largas, com árvores alcançando grandes alturas.
A grande quantidade de chuvas, dissolve os nutrientes e empobrece os solos da região. A floresta se mantém devido à grande quantidade de matéria orgânica que ela mesma produz.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o mosaico botânico brasileiro em:
brainly.com.br/tarefa/35285809