No Império Bizantino, o Imperador além de concentrar os poderes legislativo, executivo e judiciário, também mantinha controle sobre a Igreja, porém a Igreja tinha um líder principal. Quem era ele?
Respostas
Resposta:
O papa.
Explicação:
Pois o Papa é o líder principal da igreja, não encontrei nenhum nome específico na internet, então creio que seja o papa em geral.Desde aquela época era aonde o papa comandava a igreja. Curiosidade pra te ajudar nos estudos: "Justiniano investiu no Cristianismo, só que deu a ele uma roupagem nova, a exemplo de não cultuar imagens. Ele também desprezou a figura do Papa, tornando-se o principal líder da Igreja. Ele esperava uniu os impérios do Oriente e Ocidente através da religião, mas sofreu a oposição papal." Texto retirado desse site:https://conhecimentocientifico.r7.com/conheca-o-imperio-bizantino-suas-leis-sua-cultura-e-a-divisao-da-igreja/#:~:text=Justiniano%20investiu%20no%20Cristianismo%2C%20s%C3%B3,mas%20sofreu%20a%20oposi%C3%A7%C3%A3o%20papal.
Explicação:
Charle Montesquieu (1689-1755), um dos ícones do iluminismo francês, foi o responsável por organizar o modelo político que caracterizaria o Estado Democrático de Direito, isto é, o Estado Cidadão. Esse modelo também é conhecido como o modelo dos Três Poderes. Para compreender a importância da proposta desse modelo, é necessário saber o que significa propriamente um Estado composto de cidadãos.
De meados do século XVI até o fim do século XVIII, imperou, na Europa, o modelo do Estado Absolutista Moderno. Esse modelo teve por função principal reter as guerras civis que se desencadearam após as reformas religiosas protestantes. A onda de guerras civis exigiu o aparecimento de um poder centralizado capaz de conter as insurgências populares. Para tanto, a figura do monarca absoluto com poder ilimitado, geralmente agraciado com a “proteção e o ordenamento divino”, foi decisiva nesse processo.