O excesso de peso acentuado e a obesidade trazem consequências negativas para a saúde e também para a qualidade de vida. A obesidade tem ligação com algumas condições prejudiciais à saúde como problemas gástricos, alterações no humor, estresse contínuo, dentro outras. Sendo assim, é importante diagnosticar o sobrepeso e a obesidade precocemente, isso possibilita a redução das comorbidades e das demais complicações citadas.
LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Considerando o texto acima sobre as ferramentas de diagnóstico do sobrepeso e da obesidade, avalie as afirmativas abaixo:
I. O IMC é utilizado para diagnosticar e classificar a obesidade através da realização de um cálculo que considera a massa corporal e estatura.
II. O IMC é uma medida utilizada em todo o mundo, pois é simples, possui baixo custo e apresenta a medida da massa corporal, massa magra e distribuição da gordura corporal.
III. O diagnostico da obesidade abdominal é realizado através do perímetro da cintura. A gordura localizada na região visceral é considerada um fraco fator de risco para a doença cardiovascular.
IV. A evolução tecnológica induziu avanços nos métodos para calcular a quantidade de gordura corporal, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Por isso, são métodos considerados avançados, com baixos custos e acessíveis para a realização de estudos em bases populacionais.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
Alternativa I apenas é verdadeira
Explicação:
I. CORRETA.
II. ERRADA, pois o IMC não fornece o valor de massa magra e distribuição da gordura corporal.
III. ERRADA, pois a gordura localizada na região visceral é considerada um FATOR FORTE de risco para a doença cardiovascular.
IV. ERRADA, pois possuem ALTOS custos e POR ISSO NÃO SÃO acessíveis para a realização de estudos em bases populacionais.
juliopunk:
concordo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás