Respostas
Resposta:
Em 1861, o diplomata britânico William l Christie reclamou sobre o desrespeito do Estado brasileiro a uma lei de 1831 que libertava os negros que chegassem ao Brasil. No ano seguinte, sem obter resposta, o navio britânico Prince of Wales naufragou no Rio Grande do Sul e teve a sua mercadoria tomada.
Aproveitando do incidente, Christie exigiu que o governo imperial brasileiro pagasse a Inglaterra pelo prejuízo e que algum inglês acompanhasse a investigação do caso. Em 1862, quando o caso do navio ainda era discutido, um grupo de oficiais da marinha inglesa foi preso por fazer motim, tumulto no Rio de Janeiro.
Com esse novo problema, apesar da soltura imediata soltarem os oficiais, William Christie exigiu que compensassem as cargas, os oficiais brasileiros envolvidos na detenção fossem livrados e que houvesse a realização de um pedido de desculpas oficial do Império Brasileiro. Não aceitando tais imposições, o diplomata inglês exigiu que embarcações inglesas apreendessem cinco navios brasileiros que estavam ancorados na Baia de Guanabara.
Pensando em solucionar o caso, Dom Pedro II convocou o rei da Bélgica, Leopoldo I, para julgar a questão e devolveu o dinheiro referente ao roubo das cargas. Com isso, o monarca decidiu em favor dos brasileiros e que o pedido de desculpas fosse dado pelos ingleses. Sem obter resposta da Inglaterra, o Brasil acabou rompendo relações com a Coroa Britânica. O problema só chegou ao fim em 1865, quando os ingleses reconheceram seu comportamento intransigente.
Willian foi demitido pelo governo Inglês
P.s: Desculpa responder tarde, mas a resposta fica para outras pessoas com duvidas❤