Respostas
Resposta:
A crescente demanda por produtos tem ocasionado em uma exploração desenfreada das formações vegetais e isto tem feito que alguns domínios sejam classificados como hotspot mundial. Também chamado de hotspot ecológico ou de biodiversidade, o conceito define uma região biogeográfica em que há uma grande riqueza de plantas e animais, mas que sofre uma ameaça de destruição. No Brasil, os principais domínios considerados como hotpots são o Cerrado e a Mata Atlântica. O conceito de hotspot surgiu devido ao dilema atrelado à conservação, tornando essas áreas prioritárias, isto é, onde há uma biodiversidade ameaçada por atividades antrópicas.
Para que se alcance a conservação e utilização correta dos ecossistemas, estão sendo propostas alternativas que viabilizem o uso sustentável dos recursos naturais. Inicialmente, faz-se necessário o conhecimento da estrutura horizontal e vertical da fitofisionomia, bem como a dinâmica da comunidade de interesse. Tais informações permitem inferir quanto ao manejo a ser realizado na área, e dessa forma, pode-se proceder o aproveitamento múltiplo da floresta.
Nesse sentido, é sabido que a formação vegetal fornece uma série de produtos, sejam eles madeireiros ou não madeireiros. Muitas das vezes não nos atentamos e nem temos o conhecimento de que uma gama de produtos que são parte do nosso cotidiano advém da natureza. A exemplo, tem-se repelentes naturais, desinfetantes, cosméticos, xaropes, madeira, resina, sorvetes, etc.
Os produtos florestais são tidos como todo bem e serviço oriundo da natureza, sendo estes classificados, como supracitado, madeireiros e não madeireiros.
Explicação:
RESUMO :
A exemplo, tem-se repelentes naturais, desinfetantes, cosméticos, xaropes, madeira, resina, sorvetes, etc. Os produtos florestais são tidos como todo bem e serviço oriundo da natureza, sendo estes classificados, como supracitado, madeireiros e não madeireiros.