o que são transformações de estado físicos da matéria ? Explique sobre as 6 transformações de estado
Respostas
Resposta:
Quando a pressão é constante, as mudanças de estado ocorre quando o material é submetido a variações de temperatura: aquecimento ou resfriamento. Nesse caso a temperatura de mudança de estado também permanecerá constante. A água, por exemplo, a 25°C e 1 atm é líquida; se diminuirmos a temperatura para -10°C, ela passará a ser sólida; ao aumentarmos a temperatura para 150°C, ela passa a ser gasosa. No caso de pressão constante, a temperatura de mudança de estado também permanecerá constante.
Explicação:
Fusão: É a passagem do estado sólido para o líquido. Quando um corpo sólido é aquecido até o ponto em que a agitação dos átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser sólida e passa a ter uma movimentação maior, caracterizando o estado líquido. A temperatura constante, na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido, chama-se ponto de fusão (PF).
Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido. Quando é retirado calor de um corpo líquido há uma diminuição em sua temperatura e na agitação dos átomos, que passam a vibrar segundo uma estrutura sólida.
Vaporização: é a passagem da fase líquida para gasosa. Pode ocorrer das seguintes maneiras:
-Evaporação: processo mais lento que ocorre espontaneamente à temperatura ambiente. Um bom exemplo são as roupas que secam nos varais. Alguns fatores aceleram a velocidade da evaporação, tais como:quanto maior for pressão atmosférica, quanto mais o líquido for volátil, quanto maior for a superfície em contato com o ar, quanto maior for a temperatura do líquido.
-Ebulição: é a vaporização que ocorre quando fornecemos calor a um líquido. É rápida e violenta, havendo formações de bolhas. A ebulição ocorre à uma determinada temperatura constante, característica de cada líquido, chamada de temperatura de ebulição (PE).
-Calefação: é caracterizada pela passagem instantânea do estado líquido para o gasoso,por exemplo,uma gosta d’água em uma superfície extremamente quente. Antes mesmo de tocar a superfície, a superfície mais externa do líquido passa para vapor.
Condensação: a passagem do estado gasoso para o líquido. A condensação ocorre quando um vapor é resfriado. Esse resfriamento pode ocorrer associado a uma compressão (aumento de pressão) do gás caracterizando a liquefação.
Sublimação: é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido. A passagem do estado gasoso para o sólido também pode ser chamada de cristalização. O ponto no qual a pressão de vapor da substância é igual a pressão externa é chamado ponto de sublimação. Um exemplo de sublimação, em temperatura e pressão atmosférica ambientes, é a naftalina.