Lamentavelmente, a história da pessoa com deficiência foi marcada por diversas manifestações de desvalorização da figura humana, preconceito e de segregação. No âmbito educacional o processo de aceitação da pessoa com deficiência iniciou a partir do século XX, fase em que nota-se o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência. FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2020. Considerando a fase mencionada acima sobre o desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência descrita por Kirk e Gallagher (1987); Mendes (1995) e Sassaki (1997), avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência é marcada pelo movimento de integração social dos alunos com deficiência, cujo objetivo era inclui-los em escolas regulares de ensino. II. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência ofereceu à pessoa com deficiência uma educação à parte, como por exemplo a criação do “instituto dos meninos cegos”. III. Compreendida como a segunda fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência passa a ser institucionalizada, onde essas pessoas eram segregadas e protegidas em instituições residenciais.
Respostas
Resposta:
opção 4 (II e III)
Explicação:
Resposta: APENAS II
I. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência é marcada pelo movimento de integração social dos alunos com deficiência, cujo objetivo era inclui-los em escolas regulares de ensino. (FALSO)
O objetivo de inclusão em escolas regulares se iniciou na fase 4
II. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência ofereceu à pessoa com deficiência uma educação à parte, como por exemplo a criação do “instituto dos meninos cegos”. (VERDADEIRO)
III. Compreendida como a segunda fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência passa a ser institucionalizada, onde essas pessoas eram segregadas e protegidas em instituições residenciais. (FALSO)
Na segunda fase os deficientes eram segregados em instituições que não tinham objetivo de incluir e educar, mas sim de os retirar da vista populacional. A principal instituição de segregação eram os circos, onde eles eram levados para serem expostos como aberrações, assim como em praças públicas.