1- quais tipos de seleção natural existem escreva a ideia principal que caracteriza cada uma (se a resposta for pequena eu vou agradecer)
Respostas
Resposta:
A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.
Explicação:
----Seleção direcional
A seleção direcional é o tipo de seleção natural em que um fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada na população. É o tipo de seleção que provoca mudanças mais rapidamente que as outras, sendo o tipo mais usado nas seleções artificiais.
----Seleção estabilizadora
A seleção estabilizadora é o tipo mais comum de seleção natural nas populações atuais. Como o nome sugere, ela seleciona os organismos com fenótipo intermediário. Isso quer dizer que indivíduos muito fora da média (extremos) são eliminados.
-----Seleção disruptiva
A seleção disruptiva é aquela em que os extremos são favorecidos e os organismos intermediários são eliminados.
Existem quatro tipos de seleção natural, dependendo da proporção de indivíduos que sobrevivem às gerações:
- Seleção estabilizadora :
É o tipo mais comum de seleção natural, em que indivíduos "comuns" ou "promédios" são geneticamente privilegiados sobre aqueles com características anômalas.
É uma forma de manter intactas as características de uma espécie. Um exemplo clássico disso é o peso pré-natal humano; bebês com baixo peso perdem calor mais rápido e são mais sensíveis a doenças.
- Seleção direcional :
Esse modelo de seleção favorece algum caráter específico dentro da população da espécie, "conduzindo" assim em uma determinada direção. Exemplo disso é a mudança de cor de uma certa espécie de mariposa européia, registrada no início da industrialização.
- Seleção disruptiva ou equilibrada :
Neste caso, indivíduos das espécies que se desviam da média são favorecidos, ou seja, que apresentam características marcantes, mesmo que se ponham. Esse tipo de seleção costuma levar à especialização, ou seja, ao surgimento de novas espécies.
- Seleção sexual:
Consiste na competição entre os membros de uma espécie para se reproduzir, de forma que os machos que atraem mais fêmeas, ou que conseguem garantir a relação sexual.
Assim os que se reproduzem mais e melhor, impõe seu genoma sobre os que não conseguem.