“Em uma manhã de junho, a pedagoga Eliane Cavalleiro instalou-se na saída de uma escola de Educação Infantil de São Paulo, observando como uma professora se despedia de seus vinte e dois alunos. Entre os doze alunos brancos, dez ganharam um beijinho; dos dez alunos negros, só dois receberam o mesmo afeto. Os brancos foram três vezes mais beijados que os negros1” (NOVA ESCOLA< 199, p.10)
1_Como você classificaria a atitude da professora do caso exposto?
2_Que problema você acha que pode estar ocorrendo?
3_O que você faria para minimizar o problema?
Respostas
Resposta:
Este é uma tema bem delicado para se responder, pelo fato de nós termos uma história com relação a escravidão, que não conseguimos mudar totalmente esta realidade, acredito que esta resposta é bem pessoal. Na minha opinião eu responderia tentando entender o porquê da atitude da Professora.
Explicação:
1º A primeira vista esta professora não parece ser uma profissional, pois devemos tratar todas as crianças, pessoas em geral, da mesma forma, independente de sua religião, cor, classe social e etc. Isto mostra uma atitude preconceituosa e cruel.
2ºAcredito que se ela não se sinta a vontade fazendo o trabalho que escolheu, e não tenha capacidade de tratar as crianças da mesma forma, poderia se dirigir a gestão e pedir para trocar de ambiente, pois quem trabalha com pessoas, crianças, deve ter empatia e simpatia, se faço para um devo fazer para todos ou para nenhum!
3º No trabalho de Pedagoga escolar, eu chamaria a profissional para uma reunião, colocaria os pontos observados e deixaria ela se explicar, e só assim poderia dar um rumo ao assunto, com os alunos faria uma roda de conversa para fazer uma análise e um parecer sobre o assunto.
Uma pessoa com atitude igual não faria parte de minha equipe escolar!