Originário da combinação de ritmos populares como a marchinha, o maxixe e os sons dos atabaques (djambês) das religiões de matriz africana (Candomblé e Umbanda) e da prosa e verso da literatura em língua portuguesa, o samba surgiu como expressão cultural popular e predominantemente negra, no início do século passado. Embora o nome “samba” tenha sido usado desde o século XIX na Bahia para designar o encontro dos negros escravizados para dançar e tocar suas músicas (similar às cirandas e outras danças de roda), gênero musical só viria a ser reconhecido em 1917, quando foi gravado aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga. Inicialmente, assim como outras expressões populares, o samba não era bem visto pela sociedade branca_ a elite econômica, na época _ sendo marginalizado com direito à prisão de músicos e quem mais estivesse envolvido. Aos poucos, foi sendo aceito nos salões como expressão musical e ganhando admiradores das altas classes sociais. Não demorou muito, o samba se misturou ao carnaval de rua a ponto de ser quase impossível pensar em um sem imaginar o outro.
A popularidade veio após os anos 30, com composições de grandes nomes como Wilson das Neves e Noel Rosa, que contava o cotidiano da boemia e malandragem carioca. O rádio popularizou esse gênero musical e incitava a disputa entre os artistas compositores e intérpretes. A crítica social que existia desde sempre nas letras das músicas foi motivo de muita perseguição política por parte da elite conservadora, que pressionou políticos e juristas a perseguir este gênero musical. Isso obrigou aos sambistas a interromperem suas atividades, migrando as rodas de samba do antigo centro do Rio de Janeiro para os bares da zona sul. A forma de compor, cantar e tocar também mudou. Enquanto a Bossa Nova se consagrava como o samba da elite cultural, as rodas de samba do subúrbio carioca cresciam e se firmava como o “Partido Alto”, primeiro momento do “Pagode carioca”, de onde saiu Leci Brandão, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Hoje, O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos
Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.
O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba
Marque com um X dentro da alternativa correta
Além do Samba, quais outros gêneros musicais brasileiros surgiram a partir de influências culturais africanas?
( ) Frevo, Polca, Ciranda e Tweest.
( ) Maxixe, Axé, Pagode e Funk Carioca.
( ) Forró, RAP, Bolero e Blues.
( ) Frevo, Ciranda, Maxixe e Tango.
( ) Rock, Axé, RAP e Tweest
alguém sabe
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
é o frevo,ciranda,maxixe e tango
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás