• Matéria: História
  • Autor: kjalll
  • Perguntado 5 anos atrás

DETERMINE quais foram as três grandes fases da cafeicultura no Brasil no período Imperial.

a) 1ª fase: implantação das lavouras de café no Rio de Janeiro e expansão da cultura em direção à parte paulista do vale do Paraíba. 2ª fase: por volta dos anos 1850, houve a expansão das fazendas de café para o chamado oeste paulista, principalmente para a região de Campinas e Jundiaí. 3ª fase: iniciou-se em 1870, com a expansão da cafeicultura ainda mais para o interior de São Paulo, favorecida por um tipo de solo muito fértil, conhecido como terra roxa.

b) 1ª fase: substituição das lavouras de cana-de-açúcar por lavouras de café no nordeste brasileiro. 2ª fase: desmatamento da floresta amazônica para expansão da atividade cafeicultora. 3ª fase: criação de cooperativas de produtores de café do norte e nordeste.

c) 1ª fase: empréstimo de capital estrangeiro para criação de fazendas de café. 2ª fase: criação de colônias para facilitar a cafeicultura. 3ª fase: incentivo da imigração de italianos por terem experiência com a atividade.

d) 1ª fase: incentivo da imigração de europeus para o Brasil. 2ª fase: criação de novos portos no Atlântico para escoamento da produção que crescia cada vez mais. 3ª fase: construção da rodovia transamazônica para chegar até o litoral do oceano Pacífico pelo Peru.

e) 1ª fase: construção de moinhos no centro-oeste brasileiro para criação de fazendas de café. 2ª fase: criação da Associação Brasileira de Produtores de Café (ABPC), responsável pela política brasileira no II Reinado. 3ª fase: construção de ferrovias com empréstimo financeiro dos ingleses.


repondam pfff​

Respostas

respondido por: mariaeduardamfp5ad3s
0

Resposta:

A resposta é a letra A.

Perguntas similares