Nação atrás de nação entra na máquina econômica e adota métodos industriais avançados e, com isso, torna-se mais e mais difícil para seus produtores e mercadores venderem com lucro seus produtos.
Aumenta a tentação de pressionar seus governos para lhes conseguir a dominação de algum Estado subdesenvolvido distante. Em toda parte, há excesso de produção, excesso de capital à procura de investimento lucrativo. Todos os homens de negócio reconhecem que a produtividade em seus países excede a capacidade de absorção do consumidor nacional, assim como há capital sobrando que precisa encontrar investimento que o remunere além-fronteiras. São essas as condições que geram o imperialismo. Osvaldo Coggiola. “Impérios em rota de colisão: a disputa pelo controle dos mercados mundiais [...]”.
Revista História Viva: grandes temas. São Paulo, ed. especial temática, n. 24, p. 21.
Segundo o autor, qual foi a solução encontrada pelos capitalistas para a crise ocorrida no final do
século XIX?
Respostas
respondido por:
3
resposta eu não tenho mas a explicação eu tenho
explicação:
A partir da segunda metade do século XIX, com a segunda fase da Revolução Industrial e as suas inovações técnicas e tecnológicas (produção do aço, produção da energia elétrica, invenção do telégrafo e do telefone e fabricação dos automóveis), financiadas pelos capitalistas industriais, o mundo passou por intensas transformações.
A concentração de capitais e a ascensão das grandes indústrias (dos monopólios) tornaram viável o aumento da produção industrial e da industrialização pelo mundo. Porém, o enriquecimento de poucos capitalistas industriais ocasionou o empobrecimento de grande parcela da classe trabalhadora.
AJUDAREO:
voce poderia simplificar a resposta pf
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás