• Matéria: História
  • Autor: Brendarodrigues9999
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir.

 

Surpreendentemente, todos os generais-presidentes prometiam, sobretudo quando iniciavam seus mandatos, medidas de liberalização do regime militar. Tais medidas, de ordinário, consistiam apenas na incorporação, pela Constituição, dos poderes arbitrários conferidos pela “revolução” aos presidentes. Como se vê, essas promessas de liberalização não passavam de simples institucionalização dos desmandos, mas, ainda assim, eram vistas pelos militares mais exaltados como iniciativas açoadas que implicavam risco de perda de controle ante a “subversão”, o “comunismo” internacional” ou o “terrorismo”. Por isso, eles tudo fizeram para retardá-las.

Segundo o historiador Carlos Fico, a ditadura militar brasileira



A) impediu a existência das instituições que caracterizavam o funcionamento republicano no país, não se preocupando em dar qualquer legitimidade democrática ao seu governo.

B) possibilitou o desmantelamento dos movimentos de contestação que ameaçavam a ordem política e institucional no país, mantendo afastada da nação a ameaça subversiva.


C) promoveu um retorno ao funcionamento constitucional no país após um período de instabilidade social e política perpetrado pelo governo de João Goulart.

D) procurou constituir-se em torno de uma aparência e práticas democráticas ao mesmo tempo que consolidava um projeto político autoritário no país.

Respostas

respondido por: SrLopes22
10

Resposta:

D

Explicação:

procurou constituir-se em torno de uma aparência e práticas democráticas ao mesmo tempo que consolidava um projeto político autoritário no país.

respondido por: maarigibson
0

Apesar de autoritária, a Ditadura Militar brasileira buscou uma aparência democrática para legitimar suas atitudes (alternativa D).

A Ditadura Militar no Brasil

O período de 1964 a 1985 foi marcado pela Ditadura Militar brasileira, onde o Exército assumiu o poder, por meio de um golpe, e o país passou a ser governado por eles.

O fundamento do golpe foi a ameaça comunista. Porém, mesmo sendo um regime autoritário, os militares ainda buscavam garantir um verniz de constitucionalidade aos seus atos, publicando Atos Institucionais ou até mesmo fazendo uma nova Constituição.

Leia mais sobre a Ditadura Militar em:

https://brainly.com.br/tarefa/149434

Anexos:
Perguntas similares