1- Entre os séculos XVI e XVII, principalmente na Inglaterra, França e Espanha, o Teatro europeu neste período era ao contrário do que acontece em alguns processos criativos teatrais atuais. Como era escritas as peças teatrais deste período? Explique:
Sua resposta
2- Em qual século surgiu o conceito de direção teatral?
Sua resposta
3- No Renascimento europeu, cada companhia teatral tinha seus "tipos", espécie de personagens fixos que se adequavam às características físicas e de personalidade dos atores. As peças eram escritas levando em consideração:
a) consideração que, por vezes, os atores não eram alfabetizados e a memorização do texto se dava a partir da leitura do autor ou do chefe da companhia.
b) Consideração que, por vezes, os atores eram alfabetizados e mesmo assim memorizavam texto partir da leitura do autor ou do chefe da companhia.
c) Considerações que, por vezes, os atores alfabetizados escolhiam seus textos e suas falas, tinham liberdade de recriarem.
4- A partir da segunda metade do século XX, os estudiosos compreenderam que a arte Teatral não se resume ao texto, por quê? Explique:
Sua resposta
5- A Companhia do Teatro Cego em Buenos Aires, capital da Argentina, faz uso da ausência de luz em seu processo criativo, por qual objetivo? Comente:
Sua resposta
6- As histórias em quadrinhos são uma inspiração recorrente na criação de espetáculos teatrais, como no caso da peça Gibi, do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas. A exploração do corpo é o ponto de partida do processo criativo do grupo, que trabalha conectado a diversas linguagens artísticas, como o Teatro, a Dança e o Circo. Como é formado o cenário do espetáculo? Comente:
Sua resposta
Respostas
Resposta:
1-Naquela época, ao contrário do que acontece em alguns processos criativos teatrais atuais, as peças eram escritas previamente e muitas vezes, a montagem era realizada pelos próprios autores dos textos.Eles que distribuíam os personagens para o elenco, organizavam as cenas, posicionavam os atores etc
2-O conceito de direção teatral surgiu no final século XIX. Em períodos anteriores, os textos eram memorizados pelos atores e o dono da companhia teatral, que muitas vezes era o próprio autor, e também organizava a cena, posicionando os atores e os elementos cênicos, para apresentá-la ao público.
3-é a letra a
4-A partir da segunda metade do século XX, os estudiosos
compreenderam que essa arte não se resume ao texto. O Teatro pode,
inclusive, não ter falas e não partir de nenhum texto dramático. Imagens,
sons, sensações, ideias, ações e situações, entre muitas outras coisas,
podem servir de estímulo para a criação teatral.
5-O objetivo é despertar a plateia para outros sentidos, além da visão. A audição, o tato, o paladar e o olfato são explorados em propostas cênicas que podem acontecer durante um jantar realizado no escuro, por exemplo. Parte do elenco da companhia é composto de atores que são deficientes visuais.
6-O cenário do espetáculo e igual ao de um quadrinho
Espero ter te ajudado