(P1218Q5SP) Nos versos de “Vaso chinês”, o eu lírico mostra-se crítico em relação aos valores culturais, aproxima-se dos sentimentos do homem simples e exalta a arte popular. apegado aos acontecimentos de seu país, amante da escultura e da pintura, fala do artista com sentimentalismo. comprometido com as mudanças sociais e políticas no final do século XIX, admira a cultura de seu povo. indiferente aos fatos e às recentes descobertas científicas, segue, emotivo e sentimental, a voz de seu coração. distante da realidade de seu cotidiano, alienado, objetivo e racional, descreve e interpreta a obra de arte.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação
É um poema de um autor parnasianista, e percebe-se traços das características parnasianas no poema como a racionalidade e o objetivismo, a arte pela arte, o senso descritivo, a forma culta de escrita, entre outras características desse tipo de texto.
Nos versos de "Vaso Chinês", de Olavo Bilac, pode-se inferir que o eu lírico se apresenta como alguém distante da sua realidade, além de não ser muito racional (item E).
De acordo com o conceito do Parnasianismo os seus elementos, está incorreto afirmar que os aspectos naturais de determinado local são mais importantes do que os próprios versos de um poema parnasiano.
O vaso chinês que o poema parnasiano se refere remete à perfeição que o versos buscam. Olavo Bilac foi um dos maiores representantes do Parnasianismo, no Brasil.
O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, durante o século XIX. Nele, a linguagem culta e a forma como os versos e rimas eram criados tinham uma certa preocupação, pois, no Parnasianismo, as "poesias perfeitas" tinham que ser marcantes.
saiba mais: brainly.com.br/tarefa/13845296