3. A união de um espermatozóide com um ovocito secundário recebe o nome de fecundação.
Explique as etapas da fecundação resumidamente na sequência dos fatos.
PRECISO URGENTE,POR FAVOOOR!!!!
Respostas
Resposta:
A fecundação, momento em que um ovócito secundário é penetrado por um espermatozoide, ocorre geralmente nas tubas uterinas, na sua porção distal. Diferentemente do óvulo, os espermatozoides chegam até esse local através de estruturas locomotoras, os chamados flagelos. Em média, após a ejaculação na vagina feminina, o espermatozoide demora cerca de cinco minutos para atingir as tubas.
Para penetrar no ovócito, o espermatozoide tem que passar pela corona radiada, zona pelúcida e membrana plasmática dessa célula. A corona radiada é formada por células que faziam parte do folículo ovariano, enquanto a zona pelúcida é um material gelatinoso (glicoproteínas) que circunda o ovócito e não é formada por células.
Ao encontrar um ovócito secundário, os espermatozoides liberam enzimas chamadas de acrossomiais que ajudam na penetração desse gameta pela corona radiada. Também são lançadas enzimas proteolíticas que atuam na perfuração da zona pelúcida. Isso ocorre porque a glicoproteína ZP3, presente no envoltório do ovócito, liga-se ao espermatozoide e faz com que seu acrossomo libere essas enzimas.
Assim que o espermatozoide consegue entrar no interior do ovócito, sua cauda e mitocôndrias são destruídas e o material genético desse gameta forma o pronúcleo masculino. Nesse momento, a membrana plasmática do ovócito sofre modificações que impedem a penetração de outros espermatozoides. Esse fato ocorre graças ao chamados grânulos corticais, que liberam seu conteúdo na membrana, formando a chamada membrana de fecundação.
O ovócito também termina a sua divisão meiótica após a penetração do espermatozoide, e é liberado o segundo glóbulo polar. É formado também o núcleo do ovócito, que é chamado de pronúcleo feminino.
Os pronúcleo masculino e feminino aproximam-se até que fiquem bastante unidos. Os cromossomos paternos e maternos são liberados no citoplasma e inicia-se a separação das cromátides e a realização da mitose. Após esse processo de divisão, as células formadas apresentam 46 cromossomos, restabelecendo, assim, o número de cromossomos da espécie. A partir daí, inicia-se o desenvolvimento embrionário.
Explicação: