Respostas
Resposta:
A Reprodução Assexuada é um tipo de reprodução caracterizada por não ocorrer combinação de diferentes materiais genéticos (DNA ou RNA). Isso só é possível porque há um indivíduo que é capaz de originar outros sem necessidade de um parceiro.
Características com vantagens
Rapidez: o número de indivíduos cresce muito rapidamente em pouco tempo, de forma exponencial, por causa da facilidade com que o processo ocorre.
Facilidade: é um processo simples que não gasta muito tempo ou energia, pois não há necessidade de desenvolvimento do novo indivíduo ou período de cópula entre machos e fêmeas.
Homogeneidade: todos os indivíduos nascem com as mesmas características, então se um é bem sucedido todos os outros serão. Contudo, isso é uma “faca de dois gumes” porque também pode ser causa de uma desvantagem:
Características com desvantagem
A homogeneidade pode ser chamada de falta de variabilidade genética, um fator que torna os indivíduos gerados mais vulneráveis às mudanças.
Diferentemente da reprodução assexuada, a reprodução sexuada mistura gametas de outros 2 seres, ou seja, há combinação de novas características que funcionam como adaptações a novas realidades.
Mas o mesmo não ocorre na Reprodução Assexuada. Não existe macho nem fêmea, vamos supor que o meio externo em que estes seres vivem sofra uma modificação ruim. Como não há variabilidade genética na Reprodução Assexuada, todos serão prejudicados e podem chegar à extinção em massa. Não nenhum com características diferentes para resistir.
Explicação: