• Matéria: Pedagogia
  • Autor: celinavieira
  • Perguntado 9 anos atrás

Dentro da corrente do pragmatismo ou utilitarismo se desdobrou o positivismo e o estruturalismo. Contudo, não podemos dizer que são a mesma coisa, seria leviano. Há uma construção mais elaborada na análise de Comte, por exemplo, ao determinar o papel da ciência na análise da ordem social. Comte considera que as leis naturais podem existir na condução da vida social. Ou seja, para se entender a sociedade, sua evolução e função, nós podemos utilizar os mesmos critérios das leis naturais. Sobre as teses de Comte assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS


O conhecimento científico pouco contribui para o desenvolvimento social. A relação que estabelecemos dentro da sociedade é fundada em princípios de moralidade metafísicos e que não se comprovam com a observação do cientista, do pesquisador social.


Toda a relação estabelecida em sociedade segue, segundo Comte, a critérios pessoais, particulares, e não as pressões sociais. Desta forma, o que observamos na sociedade são ações impulsionadas pelo interesse individual que só podem ser realizadas dentro de uma condição coletiva.


Os fenômenos sociais são acontecimentos empíricos, comprovados e mensuráveis, como qualquer outro objeto capaz de ser observado e medido em sua proporção. Desta forma, pode-se utilizar o mesmo critério das ciências naturais para se observar os fenômenos sociais.


O conhecimento científico é limitado na análise dos fenômenos sociais. Eles não podem dar ao ser humano a dimensão do que ele representa. A condição humana é construída pela subjetividade de forma absoluta.

Respostas

respondido por: maridutra9
49
b, Toda a relação estabelecida em sociedade segue, segundo Comte, a critérios pessoais, particulares, e não as pressões sociais. Desta forma, o que observamos na sociedade são ações impulsionadas pelo interesse individual que só podem ser realizadas dentro de uma condição coletiva

Spicy: Os fenômenos sociais são acontecimentos empíricos, comprovados e mensuráveis, como qualquer outro objeto capaz de ser observado e medido em sua proporção. Desta forma, pode-se utilizar o mesmo critério das ciências naturais para se observar os fenômenos sociais
Spicy: Comte era um pensador racionalista, só acreditava em fatos que pudessem ser comprovados por meio da experimentação (empiricamente) fazendo uso das ciências naturais.
Angela79: Concordo que a resposta correta é a C.
respondido por: rcarduim
14
a resposta esta nas páginas 116, 117, 118

rcarduim: por favor analise estou em dúvida assim como você obrigada...
lenideguedess: nossa muito difícil essa atividade e a anterior tambem
Alinedenipote: Tbm optei pela letra B
POVODENIAK: optei pela letra c, pag.119
margatriaquim: optei pela c está na pag 117
arlete3: Nossa tou muito confusa com essa questão entre a b e a c
Petty10: duvidada mesmo entre a B e C
dicenioserra: Acho que é letra C
josi123457: letra c pag 121
lumocelin: e a c Augusto Comte (1798-1857) e é comumente entendida como a linha de pensamento que entende que o conhecimento científico sistemático é baseado em observações empíricas, na observação de fenômenos concretos, passíveis de serem apreendidos pelos sentidos do homem. Não apenas isso, o positivismo é a ideia da construção do conhecimento pela apreensão empírica do mundo, buscando descobrir as leis gerais que regem os fenômenos observáveis. Dessa forma trabalham as ciências naturais, como a biolog
Perguntas similares