Que relação se estabelece entre a "lei seca" e o surgimento do crime organizado nos Estados Unidos?
Respostas
Resposta:
Há cem anos, em janeiro de 1919, foi ratificada a 18ª emenda à Constituição americana, que proibia a manufatura, venda e transporte de "bebidas intoxicantes" nos Estados Unidos, dando início à "Prohibition Era" (a era da proibição). Ela abriu caminho para a Lei Seca, que entraria em vigor no ano seguinte (1920).
O "nobre experimento", como foi chamado, se estendeu por 13 anos, até a Lei Seca ser revogada, em 1933. Mas ainda hoje, um século depois, o legado desse período persiste, e milhares de americanos vivem em partes do país em que o comércio de álcool continua proibido.
Segundo a NABCA (Associação Nacional de Controle de Bebidas Alcoólicas, na sigla em inglês), centenas de localidades nos Estados Unidos ainda proíbem completamente a venda de álcool. Várias outras têm restrições parciais.
As leis sobre comércio e consumo de bebidas alcoólicas são diferentes não apenas em cada Estado, mas também nos condados (as subdivisões administrativas nos Estados americanos) e cidades, resultando em um emaranhado de regras.
Explicação:
Se tiver errado eu te pago um sorvete :")
vai na fé :")
Resposta:
A Lei Seca entrou em vigor em 1920, com o objetivo de salvar o país de problemas relacionados à pobreza e violência. A Constituição americana estabeleceu em 18ª emenda, a proibição, a fabricação, o comércio, o transporte, a exportação e a importação de bebidas alcoólicas. Pois para o governo todos os males vividos pelo país tinham apenas o álcool como agente causador. Essa lei vigorou por 13 anos, foi considerada o maior fracasso legislativo de todos os tempos nos Estados Unidos.
O efeito causado pela lei foi totalmente contrário do que era esperado, ao invés de acabar com o consumo de álcool, com os problemas sociais, entre outros, a lei gerou a desmoralização das autoridades, o aumento da corrupção, explosões da criminalidade em diversos estados e, o enriquecimento das máfias que dominavam o contrabando de bebidas alcoólicas. O ponto de encontro das pessoas que queriam beber era os speakesies, ou seja, bares clandestinos localizados no subterrâneo, com o objetivo de não chamar atenção.
Explicação:
A Lei Seca entrou em vigor em 1920, com o objetivo de salvar o país de problemas relacionados à pobreza e violência. A Constituição americana estabeleceu, na 18.ª Emenda, a proibição da fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas. Essa lei vigorou por 13 anos (1920-1933).
O efeito causado pela lei foi totalmente contrário do que era esperado. Ao invés de acabar com o consumo de álcool e com os problemas sociais, entre outros problemas, a lei gerou a desmoralização das autoridades, o aumento da corrupção, explosões da criminalidade em diversos estados e o enriquecimento das máfias que dominavam o contrabando de bebidas alcoólicas. O ponto de encontro das pessoas que queriam beber eram bares clandestinos localizados no subterrâneo, com o objetivo de não chamar atenção.
espero ter ajudado e bons estudos
assinado; m23arcilickg