Respostas
Explicação:
A Era Vargas gera interessantes debates sobre o caráter do regime de Getúlio, buscando analisar seu autoritarismo às luzes do fascismo e do populismo.
A chamada Era Vargas marcou profundamente a estrutura do Estado e da sociedade brasileira no século XX, principalmente pelo impulso dado à modernização com a industrialização e os esforços para a gestão estatal pautada na administração científica. Porém, a organização dessa modernização gera controvérsias entre historiadores. Para alguns, a Era Vargas se insere no chamado populismo. Para outros, o varguismo é mais uma das vertentes do fascismo. O objetivo do texto é apresentar os elementos geradores desta controvérsia.
A Era Vargas é dividida em fases entre os anos de 1930 até a morte de Getúlio, em 1954. Ela se constituiu de um governo provisório, entre 1930 e 1934, dois governos constitucionais, entre 1934 e 1937 e 1951 e 1954, e, por fim, o Estado Novo, entre 1937 e 1945. As fases estão relacionadas aos arranjos econômicos e políticos realizados entre as classes sociais capitalistas brasileiras, que fizeram com que Vargas se mantivesse no poder nestes momentos. No texto, o interesse incidirá sobre a ditadura do Estado Novo, por ser o período mais importante
Na minha opinião e na opinião, a Era Vargas foi dividida em 2. Uma em que ele foi eleito pelo povo, pórém, para continuar no poder, ele impos uma ditadura. Mesmo que muitas pessoas tenham aderido a ideia, ele impos uma ditadura. Então eu o considero um ditador.