(Uepa) O interesse de fazendeiros e da co-
roa imperial pela imigração europeia para
o Brasil, na segunda metade do século XIX,
estimulou novo fluxo de mão de obra no
país no contexto de declínio e extinção da
escravidão. A introdução dos imigrantes no
mercado de trabalho brasileiro no período
indicado:
a) ocorreu dentro dos parâmetros de explo-
ração do trabalho antes imposto aos ne-
gros escravizados no campo e na cidade.
b) promoveu o nascente mercado de trabalho livre e assalariado, caracterizado pela exclusão da populações negras antes vinculadas à escravidão
c) realizou-se especialmente nas províncias setentrionais do país, marcadamente desfalcadas de mão de obra após a abolição da escravidão
d) acirrou as disputas por vagas no mercado de trabalho entre negros e brancos, o que dificultou a inserção de trabalhadores de origem europeia.
e) demonstrou a ineficácia da introdução de mão de obra europeia do país, dada a abundância de trabalhadores negros e mestiços.
Josenildo2001:
Qual a alternativa?
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
O primeiro motivo foi o racismo, uma vez que temiam que a abolição da escravatura (que parecia inevitável) transformasse o Brasil em um "país de negros", de modo que favoreciam a imigração como uma maneira de garantir o "controle demográfico" do país, mantendo-o como um país de maioria branca.
O segundo motivo foi a necessidade de mão de obra qualificada e de manter íntegro o território nacional, que era muito extenso e tinha ainda muitas regiões desocupadas, de modo que era relativamente fácil atender a um grande número de imigrantes.
Explicação:
Dx O Coraçao
respondido por:
28
Resposta:
b) Promoveu o nascente mercado de trabalho livre e assalariado, caracterizado pela exclusão da populações negras antes vinculadas à escravidão.
Bons Estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás