O Brasil possui uma diversidade de ritmos e expressões musicais muito significativa. Como podemos incentivar a valorização e o respeito musical no nosso país?
Respostas
RESUMO
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância de se trabalhar a música para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O mesmo tem como objetivo esclarecer o “real papel de poder” que a música possui, pelo fato de ser um instrumento alfabetizador que desenvolve no ser humano (principalmente nas crianças), habilidades como: coordenação motora, cognitiva, afetiva, a atenção, a percepção, a apreciação, a memorização, o movimento, entre outras, que se faz necessário e contribui à aprendizagem infantil. A música deve ser inserida na escola desde as Séries Iniciais, seja ela, na forma de canção, na dança ou até mesmo no manuseio e/ou confecção de instrumentos musicais. Segundo estudos dessa arte, comprova-se que, ao inseri-la desde cedo no âmbito educacional, além de desenvolver as diversas habilidades, ainda proporciona momentos de interação e lazer entre os envolvidos. Deseja-se destacar assim, que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim um elemento que encanta a todos de diversas formas.
INTRODUÇÃO
Ouvir música é uma atitude cotidiana do ser humano. Porque está presente em vários momentos e em diversos lugares ao mesmo tempo, sejam eles no rádio, na TV, na internet, na natureza ou mesmo no meio social (sons de máquinas, ruídos, buzinas de carros e etc.). Com tantos sons ao redor, temos a opção de escolher que tipo de canção queremos ouvir. Em meio ao avanço da tecnologia e de tantos aparelhos móveis, a música circula velozmente ao acesso de todos.
Como a música é um elemento existente desde a antiguidade, sua linguagem se modifica a cada geração e fato histórico. Com base nisso, nota-se que esta arte é rica em transmissão de cultura que acontece por meio das canções, das cantigas de rodas e etc. Estas, pelo fato de já existirem a muito tempo e por fazerem parte do repertório das crianças, é o que se torna atrativo para as mesmas. Isso mostra o quanto a música marca presença na vida das crianças a tempos remotos.
É importante frisar que, no campo educacional é dever da escola e Estado acolher e assegurar educação de qualidade a todos os cidadãos. E uma das formas de melhorar a aprendizagem, é descrita nos conteúdos contidos no currículo escolar. Até o presente momento luta-se para que a música esteja incluída na matriz curricular como disciplina, e não apenas no ensino de arte. Assim com este recurso incluso na escola facilitará para as melhorias da educação.
Dessa maneira, nota-se que a música quando presente nas salas de aulas proporciona às crianças momentos de prazer e alegrias, além de desenvolver habilidades, como: coordenação motora, cognitiva, afetiva e social. É também um rico instrumento pedagógico alfabetizador para a aprendizagem da escuta, da apreciação, da linguagem e para aprender com os impulsos e emoções vivenciadas no dia-a-dia.
Portanto, conclui-se que não haveria espaço mais significativo para usar esta arte (música) como requisito de ensino-aprendizagem, do que a escola. Pois, é nesta, que o educando tem os primeiros contatos com outras pessoas e aprende a conviver em sociedade. Com isso, nota-se o quanto é importante à presença constante da música na escola.
Explicação:Espero ter ajudado